quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

«O pensamento de Rosa Luxemburgo»

[De Michael Löwy] Artigo publicado originalmente na revista semestral da Boitempo, a Margem Esquerda, com o título, «A centelha se acende na ação: a filosofia da práxis no pensamento de Rosa Luxemburgo».
[...]
Tínhamos um local de reuniões no centro de São Paulo que media 2x5 metros e cuja única ornamentação era um quadro com um desenho que representava Rosa Luxemburgo. Nessa época, recebi de minha mãe um exemplar das cartas de prisão que ela havia trazido de Viena quando emigrou para o Brasil, o que me permitiu apreciar melhor a dimensão humana e generosa da revolucionária intransigente. Anos mais tarde, escrevi, sob a orientação de Lucien Goldmann, uma tese sobre o jovem Marx, apresentada na Sorbonne em 1964, toda inspirada no marxismo de Rosa Luxemburgo. É uma paixão que dura até hoje. (Diário Liberdade)

«OTAN à porta» (PCB)
[De Luis Britto García] A agenda da direita ibero-americana é fixada a partir da Espanha por uma Fundação para a Análise Econômica e Social (FAES) auspiciada por Felipe González e dedicada a «incorporar a América Latina ao Ocidente». Com «o objetivo comum de derrotar democraticamente o projeto do socialismo do século XXI», propôs em 2007 uma «Agenda pela Liberdade» que inclui criar uma Internacional das Direitas, erradicar o ensino universitário gratuito e proibir as expropriações. Pelo qual «a América Latina deve cooperar em matéria de segurança e luta contra o terrorismo internacional junto da Europa e América do Norte, mediante a criação de uma associação estratégica entre a OTAN e a Colômbia». [Em castelhano: Resumen Latinoamericano]