domingo, 22 de janeiro de 2017

«A questão não é Donald Trump – somos nós»

[De John Pilger] A obsessão com Trump é um encobrimento para muitos daqueles que se consideram «esquerda/liberais», como que a pedir decência política. Eles não são «esquerda», nem tão pouco especialmente «liberais». A maior parte das agressões da América ao resto da humanidade vieram das chamadas administrações liberais-democráticas – tal como a de Obama.

O espectro político da América estende-se do mítico central até à direita lunar. A «esquerda» são renegados sem lar que Martha Gellhorn descreveu como «uma fraternidade rara e absolutamente admirável». Ela excluiu aqueles que confundem política com uma fixação acerca dos seus umbigos.

Enquanto eles «curam» e «movem-se em frente», será que os que fazem campanhas do Writers Resist e outros anti-trumpistas reflectem acerca disto? Mais especificamente: quando será que um movimento genuíno de oposição se levanta? Revoltado, eloquente, um por todos e todos por um. Até que a política real retorne às vidas do povo, o inimigo não é Trump, somos nós próprios. (resistir.info) [em castelhano: telesurtv.net]