domingo, 29 de janeiro de 2017

Mais de uma centena em Soto contra montagens policiais e pela libertação dos jovens de Altsasu

Gente de Madrid juntou-se, ontem, à que viajou de Nafarroa com destino à prisão de Soto del Real, para exigir a libertação de três jovens altsasuarras ali encarcerados. Foram acusados de um «crime de terrorismo» na sequência de uma zaragata com dois militares da Guarda Civil e respectivas companheiras, na madrugada de 15 de Outubro de 2016, e da grande operação incriminatória levada a cabo pelos mass merdia espanhóis e bascos.
Desde que a juíza Carmen Lamela, do tribunal de excepção espanhol, decidiu incriminar e mandar para a prisão um grupo de jovens de Altsasu por causa de uma zaragata com guardas civis num bar da localidade, acusando-os de terrorismo, em Euskal Herria têm-se sucedido as iniciativas para denunciar «as noites de circo e as manhãs de palhaço», denunciar as montagens mediático-policiais, exigir a libertação dos três que ainda estão na cadeia e reivindicar o fim da ocupação militar espanhola em Euskal Herria.

Ontem, apesar das tentativas de proibição por parte de sectores da extrema-direita espanhola, realizou-se uma concentração junto à cadeia de Soto del Real, nas imediações de Madrid, sob o lema «Muntai polizialik ez! STOP montajes policiales! Jokin, Adur, Oihan askatu!».

À gente que partiu de Nafarroa – amigos, familiares, conterrâneos, de Iruñea, Sakana, Altsasu –, juntaram-se companheiros da Yesca Castilla e dos EHL Madrid, seguramente mais de uma centena de pessoas, com o propósito comum de denunciar as montagens policiais, de exigir a libertação dos três jovens navarros ainda encarcerados e de, no local, lhes fazer sentir o seu apoio. / Ver: EntzunAltsasu / Mais info: aseh 1, 2, 3, 4 e 5