sábado, 14 de janeiro de 2017

Milhares inundaram Bilbo em defesa dos direitos humanos e contra a dispersão dos presos

Num dia frio e chuvoso, 78 mil pessoas (segundo se divulga no Twitter) mobilizaram-se, nas ruas da capital biscainha, em defesa dos direitos humanos dos presos políticos bascos e contra a política de dispersão que lhes é aplicada pelos estados.

A manifestação, convocada pela organização Sare sob o lema «Giza Eskubideen, konponbidearen eta bakearen alde. Euskal presoak Euskal Herrira» [Pelos direitos humanos, a resolução e a paz. Os presos bascos para o País Basco], partiu de La Casilla por volta das 17h45, com as carrinhas da Mirentxin e os familiares dos presos à frente.

Também se viam muitas bandeirolas a reclamar o repatriamento e um cartaz com a forma de uma mão com o indicador esticado, a denunciar as violações dos direitos, símbolo da mobilização deste ano.

Seguindo pela Rua Autonomia e pela Praça Zabalburu, a manifestação voltou a proporcionar imagens impressionantes, com as vias cheias de gente, até chegar à Câmara Municipal, onde teve lugar o acto final.

Acto final
Depois de uma breve actuação de Kepa Junkera e Sorginak, tomaram a palavra Nerea Alias e Andoni Aizpuru, que se mostraram confiantes que este seja um «ano decisivo» para «avançar nessa tripla reivindicação, que não pode dissociar-se: direitos humanos, resolução e paz».

Em nome da Sare, afirmaram que a sociedade basca «exige respeito pelos direitos dos presos e das presas bascos, exige que sejam dados passos em direcção à resolução do conflito e que, de uma vez por todas, se alcance uma paz justa e definitiva».

Dirigindo-se a Madrid e a Paris, abordaram a questão dos presos doentes, da dispersão e da política de vingança, sublinhando que não vão parar até ter todos os presos bascos no País Basco. E pediram a todos que levantassem, todos juntos, os cartazes com a forma de mão e o dedo indicador esticado, para mostrar que «eu denuncio, nós denunciamos, Euskal Herria denuncia».

Quando encerrámos esta notícia, centenas de pessoas juntavam-se na Praça Irmãos Etxebarrieta, em Bilbo, para participar na manifestação em defesa da amnistia. / Mais info: lahaine.org, Berria e argia / Fotos: argia