[De Jorge Cadima] Tentar compreender o que se passa no Médio Oriente sem ter em conta a natureza do imperialismo e as suas ambições hegemónicas é condenar-se a não perceber o essencial. O imperialismo caracteriza-se pela ‘necessidade’ de dominar o planeta e os seus recursos. A sua relação com o Médio Oriente é uma história de guerra, subversão, ingerência e dominação. Não é de hoje. Tem exactamente a mesma duração histórica que tem essa fase superior do capitalismo. (odiario.info)
«Exército repele grande ofensiva do Estado Islâmico em Deir ez-Zor» (Abril)
No âmbito da grande ofensiva lançada em Deir ez-Zor, no Leste da Síria, o EI conseguiu separar o aeroporto militar do resto da zona ocidental da cidade, que as forças governamentais têm mantido em seu poder, sitiada, desde Janeiro de 2015. De acordo com dados das Nações Unidas, vivem ali mais de 100 mil pessoas.
No entanto, a operação tem tido custos pesados para o grupo terrorista. Um oficial do Exército Árabe Sírio disse, hoje, à Al-Masdar News que o EI sofreu inúmeras baixas nos últimos quatro dias de combate em Deir ez-Zor: mais de 200 mortos e várias centenas de feridos.