terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Activistas da AHT Gelditu! cortam a linha ferroviária no centro de Durango


Dois opositores ao comboio de alta velocidade acorrentaram-se ontem a um bidão de cimento em Durango, paralisando o tráfego ferroviário e rodoviário no centro da localidade. Apesar de a Ertzaintza ter detido os dois opositores, ambos foram postos em liberdade horas mais tarde.

Numa acção de protesto contra o projecto do TGV, duas pessoas acorrentaram-se ontem ao meio-dia a um bidão de cimento na passagem de nível de Ezkurdi, em pleno centro de Durango. Cortaram assim o tráfego de automóveis e de comboios da linha da EuskoTren entre Bilbau e Donostia. De acordo com a plataforma AHT Gelditu! Elkarlana, “apesar de a acção ter sido pacífica, a Ertzaintza realizou algumas cargas, tentando dispersar as pessoas que se encontravam nas redondezas e mostravam o seu apoio aos acorrentados”.

A Ertzaintza prendeu os dois activistas, que ficaram em liberdade ao longo da tarde. Mesmo assim, deverão apresentar-se perante o juiz quando tal lhes for requerido.

Membros da plataforma esclareceram que a acção foi realizada para “denunciar e deixar bem claro a responsabilidade que a EuskoTren e a Renfe têm na questão do TGV, já que essas duas empresas estão a participar na destruição” do meio ambiente.

No dia anterior, mais de mil de pessoas tinham-se manifestado na mesma localidade biscainha contra o TGV. Embora o Aralar tivesse pedido à plataforma, antes de se iniciar a marcha, que denunciasse a morte de Inazio Uria, que qualificou de “ingerência” da ETA na oposição ao macro-projecto, um porta-voz da AHT Gelditu! indicou que não ia ser feita qualquer declaração a esse respeito.

Por seu lado, o porta-voz do PP, Leopoldo Barreda, pediu que se actue contra esta plataforma “caso não condene o atentado da ETA”.
Fonte: Gara