
Pouco antes das 10h da manhã, os bombeiros de Bilbau receberam uma chamada em nome da ETA em que uma pessoa alertava para a explosão, a ocorrer em menos de uma hora, de um artefacto na sede central da EiTB na capital biscainha. De acordo com o Departamento do Interior de Lakua, o comunicante teria precisado na chamada que a entidade pública basca era o alvo do ataque.
O comunicante teria também informado que numa zona do monte de Arrigorriaga, próxima da estação de tratamento de águas de Venta Alta, se encontrava um homem atado a uma árvore, segundo referem a EFE e a Europa Press.
A Ertzaintza confirmou pouco depois que localizaram, manietada, uma pessoa nesse lugar e nas condições relatadas pelo comunicante, a quem tinham roubado o carro. De acordo com a mesma fonte, os autores do atentado teriam usado o telemóvel dessa pessoa para efectuar a chamada para os bombeiros.
Explosão às 11h03
Três minutos depois das 11h, uma furgoneta explodiu em frente à sede da entidade e causou “importantes danos materiais”, segundo o Departamento do Interior do Governo de Lakua, que confirmou que ninguém ficou ferido na sequência da deflagração.
O veículo, uma furgoneta Citroën Jumpy com matrícula BI-6008-CU, estava estacionado na parte traseira do edifício Bami, que alberga, para além da EiTB, outros meios de comunicação – El Mundo, Deia, Expansión, Antena 3 e Onda Cero.
A fachada do edifício, totalmente em vidro, veio abaixo, e a explosão também provocou o incêndio de uma autocaravana que se encontrava na zona.
Após a deflagração, podia-se divisar uma densa coluna de fumo a partir de diversos pontos da capital biscainha, e um helicóptero da Ertzaintza sobrevoou o local.
Às 12h30, a Ertzaintza levantou o cordão policial na zona da estação da Termibus mas mantinha vedado o acesso aos arredores do edifício e aos lugares mais afectados pela explosão, pedindo ainda aos moradores da zona para se manterem em casa, por precaução.
ETB e Rádio Euskadi, obrigadas a emitir música
Tanto a ETB como a Rádio Euskadi se viram obrigadas a emitir música ainda antes das 11h, quando, após o aviso de bomba, os seus trabalhadores foram evacuados. Os noticiários da televisão serão emitidos desde as instalações de Miramon, segundo avançou o membro da direcção da EiTB Andoni Aranburu à Euskadi Irratia.
Notícia completa: Gara