quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dia de Nafarroa consolida esforço pela recuperação da história do ‘herrialde’


A celebração de carácter popular do Dia de Nafarroa que a Orreaga Fundazioa tem vindo a organizar nos últimos tempos centrou-se ontem na memória histórica, e converteu-se, junto ao Monumento aos Foros de Iruñea, numa exigência categórica da sua recuperação.

A celebração do Dia de Nafarroa que a Orreaga Fundazioa organizou nos últimos anos centrou-se ontem na memória histórica deste herrialde e, mais concretamente, na necessidade de a recuperar. Esta festa de carácter popular converte-se num ajuntamento dos navarros que reivindicam a sua condição como tal, face aos ataques que se sucedem contra a sua identidade por parte dos actuais governantes, em seu entender. Ontem foram lembrados episódios decisivos como a conquista, em 1512, por parte do Reino de Castela, e denunciaram-se as tropelias que se foram sucedendo ao longo destes 500 anos contra a antiga soberania navarra; cometidas tanto por instituições de fora como pelas próprias, internas, actuantes em conivência com aquelas.

A jornada começou com kalejiras [marchas de rua] de dantzaris e diversos músicos que encheram as ruas do centro da Alde Zaharra [Parte Velha] de Iruñea de folclore local, num percurso realizado pela Estafeta, Mercaderes, Praça do Município, Chapitela e Praça do Castelo. A kalejira terminou junto ao Monumento aos Foros, no Passeio Sarasate, onde centenas de participantes se reuniram e assim responderam ao apelo da Orreaga. A txalaparta deu início a um conjunto de eventos em que alternaram bertsos, canções e leitura de manifestos. Fazendo jus à reivindicação da História de Nafarroa, a Orreaga honrou na edição de ontem a Associação Ahaztuak, e convidou o seu porta-voz, Javier Txarela, para a leitura do discurso de abertura. Tanto ele como a apresentadora Karmele Galartza fizeram um percurso pela história silenciada, como a mais recente do franquismo, e congratularam-se com os resultados do trabalho realizado para a sua recuperação.

Lembraram Mikel Laboa
Entre a actuação dos dantzaris, as sessões dos bertsolaris que vieram do outro lado dos Pirinéus, o grupo coral da AEK, as composições de acordeão de Enrike Zelaia e as conhecidas peças que foram cantadas juntamente com o público, destacou-se o momento em que os organizadores lembraram o recém-falecido Mikel Laboa e se entoou um emotivo «Hegoak ebaki banizkio» [1.º verso da canção «Txoria Txori»]. A celebração terminou com um almoço popular.

Jasone MITXELTORENA
Fonte: Gara