segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Várias iniciativas a favor dos presos e manifestação em Algorta contra a tortura


Marcha anual a Langraitz e outras “marchas”

Durante a época de Natal multiplicam-se as iniciativas de apoio aos presos bascos que não podem passar estes dias com as suas famílias. Um exemplo é a marcha anual a Langraitz, que ocorreu ontem pelas 12h. Os participantes aproximaram-se desde o monte e fizeram-se notar não só com gritos de apoio mas também com foguetes. Exibiam ainda ikurriñas e bandeirolas a favor da repatriação.

Nesta edição deu-se destaque à reivindicação de liberdade para os presos doentes. Quatro foram levados para casa nestas semanas, mas os restantes continuam presos. Mostraram uma faixa com o lema «Gu Langraizera, gaixo larriak etxera» [Nós até Langraitz, os presos doentes para casa].

De Arrosadia a Madrid
Um dia antes, no sábado, cerca de 25 moradores de Arrosadia deslocaram-se de autocarro até Madrid, para visitar as prisões em que os seus conterrâneos se encontram presos. Levavam megafones e iam acompanhados de zanpantzarrak para poder transmitir o seu encorajamento no maior volume possível. Começaram em Soto del Real, passaram depois por Valdemoro e terminaram na prisão de Alcalá-Meco.

Neste fim-de-semana 15 jovens de Añorga terminaram um jejum que vinham mantendo a favor dos presos. No sábado, em Trapagaran, 50 pessoas participaram numa mobilização de apoio aos presos doentes, a que se seguiu um bertso-afari [um jantar com bertsos].
As mobilizações continuarão nos próximos dias, relacionadas com o ano novo, e terão como ponto culminante a manifestação nacional convocada pela Etxerat para sábado, em Bilbau, e que se prevê que seja amplamente participada.

Fonte: Gara

Em Algorta: lembram que «o silêncio contra a tortura só gera cumplicidade»

Cerca de 500 pessoas percorreram ontem o centro de Algorta para lembrar as últimas denúncias de tortura policial e deixar claro o silêncio de que fazem gala os principais partidos políticos e meios de comunicação ante este tipo de práticas. A marcha foi parada durante vários minutos por cinco furgonetas da Ertzaintza e os manifestantes, filmados pelos agentes.

A manifestação convocada era a resposta às últimas denúncias de torturas contra cinco dos seis detidos há duas semanas em Irun e na Bizkaia, e tinha também por objectivo trazer à luz as 64 denúncias formais de maus tratos contabilizadas durante este ano.
Os convocantes da manifestação centraram as suas críticas nos principais partidos políticos e nos grandes meios de comunicação, que acusaram de estar “surdos, cegos e mudos ante esta realidade selvagem”. E acrecentaram: “Como é que se pode entender a atitude dos meios de comunicação face às denúncias de cinco pessoas?”. Para o Movimento Pró-Amnistia, “o silêncio só gera cumplicidade”, e por isso incide na noção de que “a pressão popular será indispensável para acabar com a tortura”.

Notícia completa: Gara