segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Em Iruñea, a Polícia espanhola leva muito a peito o espírito da quadra


Na Txantrea tentaram impedir a actuação de um grupo coral pró-presos, enquanto em Iturrama irromperam no bar Ezpala.

A Polícia espanhola procurou estragar um evento já tradicional no calendário natalício da Txantrea. O grupo coral pró-presos que percorre o bairro mostrando a sua solidariedade com os familiares dos perseguidos políticos voltou a ser importunado por agentes espanhóis. Na sequência de uma discussão, a polícia chegou mesmo a dissolver o grupo coral. Mas, depois de deixarem passar alguns minutos, as pessoas que participavam na actividade solidária voltaram-se a juntar e conseguiram prosseguir a sua actividade sem problemas de maior.

Já em Iturrama os agentes pegaram-se com o bar Ezpala. Entraram no estabelecimento e identificaram as 50 pessoas que ali se encontravam. Um jovem levou um soco na cara, mas o seu estado não é grave. Os agentes levaram uma "lata" pró-presos e as fotos dos perseguidos políticos do bairro.
O bar Ezpala tem sido vítima do acosso policial desde a sua abertura, e também já sofreu uma agressão fascista. Neste local, junta-se uma boa parte do movimento popular do bairro.

Fonte: apurtu