sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lakua e Iruñea recebem advertência da Europa pelas carências no conhecimento do euskara


Um relatório do Conselho da Europa acerca das línguas que se falam no Estado espanhol, e que veio ontem a público, alerta para as carências da Ertzaintza e do Osakidetza [sistema de saúde] no que diz respeito à utilização do euskara, e considera que as pessoas de ambas as entidades dependentes do Governo de Lakua “não têm o conhecimento requerido”. O texto, elaborado por um comissão de especialistas que andaram a visitar as instituições bascas em Setembro do ano passado, refere que, apesar dos decretos aprovados pelo Executivo autonómico em 1998 e 2003 para regulamentar os processos de normalização do euskara em ambos os organismos, “as melhoras ainda são possíveis”.
A comunidade euskaltzale denunciou durante anos a situação do euskara nestes âmbitos da administração, denúncias que foram agora confirmadas pelo estudo europeu.

Rádio e televisão em euskara
O relatório da comissão de especialistas, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros desta organização pan-europeia, analisa a aplicação da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, e incide também no escasso conhecimento da língua basca entre os 3907 funcionários do Estado em Araba, Bizkaia e Gipuzkoa, que se cifra em 16%.
No respeitante aos meios de comunicação, o relatório encoraja as autoridades autonómicas a facilitar a criação de uma rádio e de uma televisão privadas que emitam em euskara.
Sobre Nafarroa, o estudo destaca ainda os “problemas” existentes na área da Educação e no âmbito dos meios de comunicação, e refere também que a administração geral “não assegura os seus serviços em euskara”.

Fonte: Gara