sábado, 27 de dezembro de 2008

Milhares de pessoas pediram a oficialização das selecções bascas em Bilbau

Milhares de pessoas reivindicaram esta tarde em Bilbau a oficialização das selecções bascas, numa manifestação convocada pela ESAIT e apoiada por outros 27 colectivos de diversos âmbitos sociais.
A manifestação foi convocada depois de no dia 23 de Dezembro a selecção basca não ter jogado o encontro amigável contra o Irão, em San Mamés, como protesto contra a designação “Euskadi”, em vez da de “Euskal Herria”.

A manifestação começou às 17h45, percorrendo a rua Autonomia, uma das principais artérias da cidade, e a Hurtado Amezaga antes de terminar junto ao Município de Bilbau.
Uma grande ikurriña seguia à cabeceira da mobilização, e depois dela vários desportistas, como o surfista Kepa Acero ou a futebolista da equipa feminina do Athletic de Bilbau Eva Ferreira, levavam uma faixa em que se lia «Euskal Herria nazio bat, selekzio bat, federazio bat» [País Basco, uma nação, uma selecção, uma federação].

Nas imediações da Câmara Municipal de Bilbau, onde a marcha terminou, o ex-guarda redes da Real Sociedad e do Eibar, que milita actualmente na equipa francesa do Aviron Bayonnais, leu um comunicado de apoio à oficialização das selecções.

A porta-voz da ESAIT, Itziar Arratibel, por seu lado, afirmou em declarações aos órgãos de comunicação que, para poder “competir a nível internacional”, é “indispensável a criação de estruturas que aglutinem os desportistas de Euskal Herria inteira, ou seja, federações nacionais que agrupem os sete territórios”.
Arratibel destacou que, “em colaboração com os desportistas”, a Esait dará impulso à criação de “competições que tenham Euskal Herria como base de actuação”.

Também acorreram à manifestação representantes das principais equipas de futebol bascas, como o jogador da Real Sociedad Jon Ansotegi, o do Deportivo Alavés Gaizka Garitano ou Joseba Garmendia, do Athletic de Bilbau, entre outros.
Para além disto, entre os colectivos que deram o seu apoio a esta manifestação encontram-se formações políticas como o Eusko Alkartasuna, o Aralar, a esquerda abertzale e o Abertzaleen Batasuna; ou os sindicatos ELA, LAB, ELB, HIRU ou STEEILAS.

A negativa dos futebolistas
No dia 13 de Novembro, 165 futebolistas de elite, entre os quais se contavam todo o plantel do Athletic e os jogadores seleccionáveis da Real, do Alavés e do Eibar, assinaram um documento, apoiado a 3 de Dezembro por um outro subscrito por 798 desportistas bascos, em que anunciaram que não jogariam o já citado encontro sob a designação de “Euskadi”.

Fonte: Gara

Fotos: EFE, KaosenlaRed e Argazki Press


No vídeo, imagens da manifestação e excerto da intervenção da porta-voz da ESAIT, Itziar Arratibel.
Gora Euskal Herria!