quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Ertzaintza carregou com violência no Boulevard e prendeu Ekaitz de Ibero

A Ertzaintza entrou hoje de manhã no "espaço livre", criado no Boulevard de Donostia em solidariedade com os jovens recentemente condenados pelo Supremo espanhol por pertencerem à organização juvenil Segi, e prendeu o jovem Ekaitz de Ibero - absolvido no "processo dos quinze" mas condenado no âmbito de um outro processo judicial.

A intervenção policial ocorreu depois de uma conferência de imprensa do sindicato LAB no local. Os polícias cercaram os jovens que ali se encontravam - que se sentaram no chão - e carregaram sobre eles com violência, provocando vários feridos. Segundo denunciaram no local, para além das cargas dos encapuzados, houve ainda intervenções de agentes à paisana, com bastões extensíveis. E, segundo referiram, a Polícia Autonómica foi aos hospitais procurar os feridos para os identificar.

Benat Apalategi, um dos sete jovens absolvidos pelo Supremo, disse que a atitude da Ertzaintza foi selvagem. Mas os jovens não vão desarmar e afirmam que vão continuar no Boulevard. Hoje mesmo, ao meio-dia, realizaram uma concentração, na qual estiveram presentes Joxean Agirre e Joseba Alvarez, membros do Sortu, Ainhoa Beola, representante do Aralar, Manuel Egana, representante do Alternatiba, e Juan Carlos Alduntzin, chefe de gabinete do deputado-geral de Gipuzkoa.

Recorde-se, a propósito, que Martin Garitano manifestou a sua incompreensão perante a detenção de Ekaitz e que manifestou a sua intenção de amanhã estar presente, logo de manhã, no Aske Gunea. Também o presidente da Câmara, Juan Karlos Izagirre, expressou a sua solidariedade ao jovem donostiarra, tendo ainda criticado com veemência a violência da Ertzaintza.

Para as 19h30 foi convocada nova concentração para o Boulevard, onde estão afixadas diversas faixas. Numa delas, bastante grande, está escrito em basco: "Enquanto a sociedade basca pede uma solução para o conflito basco, os estados espanhol/francês ameaçam, prendem e encarceram".

Durante a concentração, em que se juntaram várias centenas de pessoas, os presentes receberam uma chamada de Ekaitz de Ibero, que foi levado para a prisão de Martutene, na qual este agradeceu todo o apoio recebido nos últimos meses e afirmou que todos devem estar em casa - em alusão aos processados. No final, os presentes sentaram-se em redor dos jovens recentemente condenados e gritaram diversas palavras de ordem contra o Estado espanhol, contra a Ertzaintza e em defesa da
juventude basca. A concentração terminou com uma grande salva de palmas e foi seguida por uma kalejira informativa pela Alde Zaharra.

O Berria noticia que, de acordo com a informação divulgada pelo Departamento do Interior de Lakua, cinco agentes ao seu serviço ficaram feridos quando invadiam o Aske Gunea e procediam à imposição da ordem espanhola em Euskal Herria. De acordo com o supracitado departamento basco, a atitude dos jovens foi violenta e, como tal, os agentes tiveram de sacar as "porras". / Ver: naiz.info e Berria / Muitas fotos e vídeos: topatu.info