sexta-feira, 19 de abril de 2013

Greve Geral no País Basco Sul a 30 de Maio

A decisão de convocar a greve, que terá como lema «Eskubide sozial eta laboral duinak. Por un modelo propio en Euskal Herria» [Direitos sociais e laborais dignos. Por um modelo próprio em Euskal Herria], foi confirmada hoje pelos sindicatos - ELA, LAB, ESK, EILAS, EHNE, Hiru, CGT e CNT - e os cerca de 60 agentes sociais que integram a plataforma Gune, depois de há dois dias se ter avançado com essa possibilidade.

Numa conferência de imprensa que hoje à tarde em Bilbo, os secretário-geral do ELA, Adolfo Muñoz, e a do LAB, Ainhoa Etxaide, estiveram acompanhados por representantes dos outros sindicatos e das plataformas sociais convocantes. Num comunicado lido pelos representantes sindicais, afirma-se que a greve «é necessária», para «dizer "basta" aos ataques aos nossos direitos por parte de diversos governos».

Muñoz disse que é preciso fazer «um esforço para responder aos governos que dizem que não há alternativa e que a mobilização não serve para nada». «A mobilização é a única forma que temos para alterarmos estas políticas; a esperança dos perdedores está na defesa colectiva», acrescentou. / Ver: Berria e LAB

Tal como em Bilbo, também em Iruñea vários sindicatos e agentes sociais deram uma conferência de imprensa para anunciar a convocatória de Greve Geral. (ateakireki.com)

Solidariedade com os cinco grevistas de Iruñea
Oito sindicatos - ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS, CGT, CNT, EHNE e HIRU -denunciaram a tentativa de criminalização dos piquetes de greve subjacente ao julgamento de cinco pessoas acusadas de «atentado aos direitos dos trabalhadores». Convocam uma concentração para o dia do julgamento, 24 de Abril, às 11h00, frente ao tribunal.

Ao meio-dia, os Grebalaris executaram uma pintada na Praça da Nabarreria, na qual exigiram a absolvição dos arguidos e fizeram um apelo à participação na manifestação convocada para hoje, às 20h30, na Praça do Castelo.