segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Associação Basca de Jornalistas condena a forma como Lander Arbelaitz foi tratado pela Ertzaintza

A Asociación Vasca de Periodistas-Euskal Kazetarien Elkartea (AVP-EKE) expressou a sua solidariedade a Lander Arbelaitz, redactor-chefe do argia.com, que foi agredido pela Ertzaintza na sexta-feira de manhã no Aske Gunea.
A associação manifestou a sua «indignação e preocupação» pela forma como o jornalista foi tratado pela Ertzaintza e lembrou ao Departamento de Segurança de Lakua e «à sociedade em geral» que «uma decisão como esta apenas encontra justificação quando se procura evitar que os jornalistas impeçam a realização do trabalho dos polícias ou ponham em risco as suas vidas», e que «essas circunstâncias raramente se dão numa concentração pacífica».

Defenderam que, «numa sociedade democrática, os jornalistas devem poder movimentar-se em liberdade para garantir o direito à informação dos cidadãos». / Fonte: naiz.info / Ver: BilboBranka

Nahikari Otaegi vai entregar-se esta semana
Numa entrevista à Euskal Irratiak, a jovem Nahikari Otaegi anunciou que se vai entregar esta semana. Otaegi é um dos oito donostiarras condenados pelo Supremo Tribunal espanhol a seis anos de prisão pela sua militância política na Segi. Vive em Donibane Lohizune (Lapurdi) e tem dois filhos. O mais novo, que tem sete meses, vai com ela para a prisão. / Ver: naiz.info

Zaldieroa: «kaskoz kasko»
Berria: «Diz-se que no séc. XXI um jovem podia atravessar todo o Boulevard de Donostia saltitando de capacete em capacete sem pôr os pés no chão».

Solidariedade com os jovens donostiarras no bairro madrileno de Vallecas reprimida pela Polícia espanhola
Ontem, na sequência de uma concentração solidária em Vallecas (Madrid) com os jovens bascos detidos em Donostia, a Polícia espanhola carregou de forma brutal e procedeu à detenção de duas pessoas; foram libertadas hoje. / Ver: SareAntifaxista / Notícia mais desenvolvida: tercerainformacion.es / Comunicado da Red Roja: insurgente.org

Também ontem, cerca de setenta pessoas foram até à prisão de Basauri (Bizkaia) para mostrar a sua solidariedade a Oier Lorente e Mikel Arretxe, dois dos seis jovens detidos na sexta-feira em Donostia. Os outros quatro - Egoi Alberdi, Aitor Olaizola, Ekaitz Ezkerra e Adur Fernández - foram transferidos para a prisão de Zaballa. (Gara)

Por outro lado, anteontem os batzokis de Barakaldo e Donostia - a sede de Antiguo - apareceram com pintadas contra o PNV; o mesmo se tinha passado uns dias antes nos de Gorliz (Bizkaia) e Altsasu (Nafarroa). (SareAntifaxista)