quinta-feira, 4 de abril de 2013

Recuperados onze esqueletos de milicianos comunistas na vala de Zigoitia

A exumação desta vala da Guerra de 36, a maior descoberta nos territórios de Gipuzkoa, Araba e Bizkaia até hoje, foi realizada por especialistas da Aranzadi, liderados pelo seu presidente, o forense Francisco Etxeberria.

Em declarações à comunicação social, este disse que a sua equipa recuperou onze esqueletos. A vala encontra-se junto a uma valeta e prolonga-se por debaixo da estrada e é possível que aí haja mais restos mortais. No entanto, Etxeberria esclareceu que não será possível recuperá-los e destacou a importância dos que foram resgatados. Estes restos mortais representam as pessoas que «jamais encontraremos», disse.

Ao que parece, os esqueletos são de milicianos comunistas do batalhão de Perezagua. Um habitante de Etxaguen disse que as pessoas dali sabiam que na zona havia uma vala comum e que pensam que os mortos não são de combatentes bascos. Poderão ser asturianos. A vala fica junto à igreja de Etxaguen, no município de Zigoitia (Araba) e os restos mortais foram encontrados juntos e de boca para baixo. Terão perdido a vida na batalha de Legutio.

Depois de exumados os corpos, cerca de meia centena de populares e as autoridades presentes - Município de Zigoitia e Governo de Lakua - tributaram uma homenagem aos mortos junto à vala. O pároco de Etxaguen, Félix Placer, reclamou «um reconhecimento sincero» às vítimas da Guerra de 36. / Ver: naiz.info e Berria / Vídeo: Onze esqueletos recuperados em Etxaguen (naiz.info)

Ver também: «Ataque fascista em Larraga ao monólito em memória dos fuzilados em 1936» (SareAntifaxista)
De Larraga, chegam informações de acordo com as quais o monumento em memória dos fuzilados em 1936 foi atacado com tinta.