segunda-feira, 29 de abril de 2013

Concentração anti-imperialista em Gernika

Ontem ao meio-dia, cerca de vinte de pessoas participaram numa concentração «chuvosa» em Gernika, atrás de uma faixa em que se lia «Eraso Inperialistarik Ez!! Gora Herrien Borondatea!!» [Não às agressões imperialistas! Viva a vontade dos povos!], para expressar o seu repúdio pelas diversas agressões de carácter imperialista em diferentes pontos do mundo.

A convocatória foi feita pela associação de vítimas do regime franquista Ahaztuak 1936-1977 e pela organização internacionalista Askapena e ocorreu no âmbito de mais um aniversário do bombardeamento de Gernika pela Legião Condor alemã ao serviço de Franco.

A Coreia do Norte e a Venezuela foram apontadas como dois pontos onde nestas últimas semanas «a agressão imperialista ganhou especial intensidade, procurando anular, através da ameaça e da pressão, a vontade popular expressa nas urnas pela maioria dos cidadãos no caso da Venezuela, e, no caso da Coreia do Norte, tentando condicionar e submeter a sua soberania nacional inclusive com o recurso à ameaça de ataque nuclear», sem esquecer «a agressão contínua aos direitos da Palestina ou do Saara, onde, depois de décadas de palavreado, a sua população continua condenada aos campos de refugiados e vendo negado o direito à constituição de um Estado próprio na terra que um dia lhe foi arrebatada pela força das armas.»

Segue-se o texto em euskara [cuja leitura a aseh recomenda]: «Memoria daukagulako... eraso inperialistarik ez!» / Ver: askapena.org