terça-feira, 2 de abril de 2013

Miguel Sanz, Enrique Maya e Álvaro Miranda indiciados pela cobrança de honorários na Caja Navarra

A titular do Tribunal de Instrução número 3 de Iruñea, María Paz Benito, indiciou Miguel Sanz, ex-presidente do Governo de Nafarroa, Enrique Maya, autarca de Iruñea, e Álvaro Miranda, antigo conselheiro de Economia e Finanças, por receberem honorários na Caja Navarra. Foram intimados a depor nos dias 12, 15 e 16 de Abril.

Sanz, Maya e Miranda integravam, juntamente com Yolanda Barcina, a Comissão Permanente da CAN. Eram também membros da Junta de Entidades Fundadoras (JEF), que funcionou durante treze meses. Pelas reuniões, que eram duplas, cada qual recebia 3434 euros; para o presidente seguiam 5360 euros (primeiro Sanz e depois Barcina).

De acordo com os primeiros depoimentos realizados em sede judicial sobre a Comissão Permanente da CAN, Miguel Sanz terá sido o «ideólogo» do sistema das reuniões e aquele que decidiu quando elas se realizavam. O sistema da duplicação e triplicação dos honorários também seria obra de Sanz, segundo referiu o secretário desses organismos, Alberto Pascual. / Ver: naiz.info, Berria e Sanduzelai Leningrado

Ver também: «A Kontuz acredita que, se não tivesse imunidade, Yolanda Barcina também teria sido indiciada» (naiz.info)

«Bildu, Aralar e I-E pedem eleições, e o PSN respeito pela presunção de inocência» (naiz.info)