sexta-feira, 26 de abril de 2013

Primeiro de Maio: o LAB vai mobilizar-se em 24 comarcas de Euskal Herria

Numa conferência de imprensa em Donostia, o sindicato LAB apresentou as mobilizações que convocou para o Primeiro de Maio e que, juntamente com a greve geral de dia 30, irão procurar «aprofundar a crise de um sistema institucional demencial, no qual os despejos convivem com um monte de casas vazias, o desemprego com inúmeras horas extra e o desemprego que atinge mais de metade da juventude com o atraso da idade de reforma. Trata-se de um sistema ao serviço de uma elite económica», afirmou a sua secretária-geral, Ainhoa Etxaide. / Ver: Gara

Sindicatos e agentes sociais exigem uma «mudança radical» na política orçamental e fiscal do País Basco Sul
A maioria dos sindicatos bascos e meia centena de organizações sociais convocantes da Greve Geral de 30 de Maio concentraram-se hoje frente à sede do Governo de Lakua em Bilbo para exigir uma «mudança radical» nas política orçamental e fiscal de Hego Euskal Herria e fizeram um apelo à adesão à greve.
Ver: naiz.info e BilboBranka

«A destruição de emprego agrava-se em Euskal Herria e a taxa atinge 19% em Nafarroa», de Joseba SALBADOR (Gara)
Os dados sobre o desemprego no primeiro trimestre de 2013 ontem divulgados pelo Observatório para o Desenvolvimento Socioeconómico de Euskal Herria, Gaindegia, dão conta de um novo aumento da taxa de desemprego, que passa de 15,7% no quarto trimestre de 2012 para 16,4%, com o número de desempregados a subir até aos 237 243 (mais 7688 pessoas) em Euskal Herria. Só a diminuição da população activa impediu que a taxa de desemprego alcançasse cotas ainda mais elevadas.

Julgamento dos cinco grevistas: para a defesa não há forma de provar o crime de que os acusam
Cinco jovens de Iruñerria foram julgados esta quarta-feira na Audiência Provincial de Iruñea, acusados de atentar contra o direito ao trabalho. O MP pediu 4 anos e meio de prisão para cada um. Os factos ocorreram na Greve Geral de 26 de Março de 2012. Para a defesa não há forma de provar o crime de que os acusam.
Fonte: ateakireki.com / Mais informação: naiz.info