sexta-feira, 26 de abril de 2013

A AN espanhola decreta o encerramento da página da Ernai por «enaltecimento do terrorismo»

A Audiência Nacional espanhola decretou o fechamento da página da organização juvenil abertzale Ernai (http://www.ernaiantolakundea.org/), acusando-a de «enaltecimento do terrorismo».

O juiz Eloy Velasco acusou o responsável da página, Aitor Ortuondo, de «enaltecer» o preso basco recentemente falecido Xabier Lopez Peña, e intimou-o a depor como arguido no dia 9 de Maio.

A decisão do juiz foi tomada na sequência de um relatório elaborado e enviado pelos responsáveis da Polícia espanhola em Nafarroa ao tribunal de excepção espanhol.

De acordo com o auto hoje tornado público, a página terá de continuar encerrada «enquanto prosseguirem as investigações para se conhecerem os responsáveis pela prática do crime de enaltecimento». / Fonte: topatu.info / Mais informação: naiz.info e Berria

Eis mais um exemplo da «democracia à espanhola». Quem quiser, pode ler aqui a coisa emanada, com toda a sua linguagem de merda. Fascistas!

Irabaziko dugu! Venceremos!

«Nota de Ernai ante el cierre de su web por la Audiencia Nacional» (cas / eus) (boltxe.info)
[...] siguen rasgando nuestros derechos, estando todos los aparatos del estado criminalizando la Izquierda Abertzale con la intención de mermar sus posiciones políticas. Mejor harian los estados dejar esta política irresponsable y dar pasos hacia la solución definitiva. Abandonar las medidas de excepción y cerrar la Audiencia nacional por ejemplo.

Ver: «O EH Bildu denunciou a ordem de encerramento da página da Ernai decretada pela AN espanhola» (naiz.info)
A coligação abertzale manifestou o seu mal-estar e a sua preocupação perante a decisão, hoje tomada por um juiz do tribunal de excepção espanhol, de encerrar a página da Ernai, bem como a intimação de um dos responsáveis do site como arguido; denunciou também as «estratégias baseadas na criminalização e na perseguição política», que «devem ser abandonadas», e criticou aqueles que tudo fazem «para colocar obstáculos ao processo de resolução».