sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Ertzaintza prendeu em Donostia seis dos jovens condenados por serem da Segi

Perto de uma centena de ertzainas levaram mais de duas horas a retirar de rastos as mais de 800 pessoas que passaram a noite no Boulevard para apoiar os oito jovens condenados, seis dos quais foram detidos. A Polícia autonómica prendeu ainda mais duas pessoas, acusadas de «atentado à autoridade», entretanto libertadas.

Por volta das 6h00 da manhã, um grande dispositivo da Polícia autonómica entrou no Boulevard donostiarra para prender os oito jovens condenados pelo Supremo Tribunal. Chegaram ao local em mais de 20 furgões e cortaram todos os acessos e saídas do Boulevard.

No interior do muro popular (Argia)

Os jovens que se encontravam no Aske Gunea formaram o muro popular que na madrugada anterior evitara por duas vezes as detenções. Mais de uma centena de agentes da Brigada Móvel e de Segurança dos Cidadãos criaram um cordão policial para cercar os congregados, que se mantiveram sentados à volta dos seis jovens condenados que estavam no Aske Gunea.

O muro popular resiste com firmeza (Argia)

Depois de avisarem por três vezes que iam proceder às detenções dos condenados, os agentes começaram, já passava das 6h30, a retirar um a um os manifestantes do local, que continuavam sentados e assumiram uma atitude de resistência passiva, enquanto gritavam expressões como «Zuena biolentzia, nazkagarria», «Herriak ez du barkatuko», «Iñigo Cabacas gogoan zaitugu». Também se ouviram canções como «Lepoan hartu eta segi aurrera» ou «Borrokalari kalera».

Antes de começar a operação, o comandante responsável conversou com o senador da Amaiur Urko Aiartza, que lhe garantiu que os manifestantes teriam uma atitude de resistência passiva e não iriam agir de forma agressiva.

Feridos
Depois, os polícias começaram a retirar as pessoas do local, arrastando-as uma a uma; apesar da atitude pacífica dos membros do muro popular, muitos deles foram agredidos, ao soco e à bastonada, e, segundo refere o Berria, também se registaram insultos e ameaças graves: «"Iletik tiraka eraman naute, betaurrekoak hautsi dizkidate, puta naizela esan eta guztiak bortxatuko gaituztela esan didate", salatu du neska batek». Da acção violenta da Ertzaintza resultaram vários feridos ligeiros.

Ao cabo de duas horas, os agentes conseguiram chegar ao coração do muro popular, onde resistiam seis dos oito condenados – Oier Lorente, Mikel Arretxe, Aitor Olaizola, Egoi Alberdi, Adur Fernández e Ekaitz Ezkerra –, que foram detidos por entre gritos de apoio dos presentes.

O Departamento de Segurança do Departamento de Lakua fez saber que foram encarcerados na prisão de Martutene às 16h00. No entanto, quando os seus familiares se dirigiram à prisão, foram informados que os jovens tinham sido transferidos, não se especificando os destinos. Mais tarde, soube-se que estavam nas prisões de Basauri e Zaballa.

A cantar o «Eusko Gudariak»

Mais dois detidos, já em liberdade
Além destes seis jovens, a Ertzaintza prendeu mais duas pessoas, que acusou de «atentado à autoridade». Foram libertadas algumas horas depois. Terminadas as detenções, a Ertzaintza permaneceu no local, controlando todos os acessos e saídas ao Boulevard e identificando os jovens que ali ficaram. Pouco antes das 10h00 foram-se embora, enquanto a multidão cantava o «Eusko Gudariak».

Jornalista do Argia a ser agredido (Argia)

Jornalistas expulsos
Quando chegou ao local, a Ertzaintza expulsou os jornalistas do Aske Gunea e apenas deixou que as câmaras acedessem ao quiosque do Boulevard; mais tarde, todos os jornalistas tiveram acesso ao espaço. / Ver: naiz.info / Ver: Berria / Fotos: A Ertzaintza tomou o Boulevard para prender os jovens (naiz.info) / Vídeo: cronologia dos acontecimentos (naiz.info)

«ASKE GUNEA – Valoración sobre lo ocurrido hoy» (askegunea)

«O EH Bildu pede o fim da «perseguição por motivos políticos" e faz um apelo à mobilização» (naiz.info)
Ao fim da tarde, milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas de Donostia para protestar contra as detenções e os encarceramentos dos seis jovens condenados por serem da Segi. Para amanhã, às 11h00, foi convocada nova manifestação com destino à prisão de Martutene. (Ver: Berria e naiz.info)