terça-feira, 23 de abril de 2013

A senpertarra Naia Lacroix foi libertada. Ongi etorri!

Naia Lacroix foi libertada hoje de manhã. Julgada no dia 2 de Abril, a sentença foi-lhe comunicada no dia 10: condenação a 3 anos de cadeia, com 18 meses de pena suspensa. Se o Ministério Público não recorresse da decisão, Naia podia sair em liberdade no dia 20, mas o prazo para apresentar recurso durava até ontem, pelo que Naia só hoje foi libertada. Saiu da Prisão de Versalhes, apanhou o comboio e chegou pelas 17h45 à estação de Donibane Lohizune, onde foi recebida de forma calorosa.

Naia foi condenada por tentativa de atentado a uma segunda habitação, no âmbito da dinâmica «Euskal Herria Ez da Salgai» [o País Basco não está à venda]. O ongi etorri é no sábado ao meio-dia, em Senpere (Lapurdi).

Foi detida em Fevereiro de 2012, com a sua irmã Audrey, mas esta foi libertada pouco depois. Naia esteve presa desde então, tendo feito uma greve de fome em Maio de 2012, para protestar contra a situação de isolamento. Ao longo destes 14 meses, conheceu a realidade da dispersão: esteve nos cárceres de Fresnes, Gradignan, Châlons-en-Champagne e Versalhes. / Fonte [com várias fotos]: kazeta.info

Em Santutxu, pediu-se a paralisação do processo de extradição de Lander Fernández
Cerca de 150 pessoas juntaram-se ontem no bairro bilbaíno de Santutxu para exigir a libertação do seu conterrâneo Lander Fernández e pedir o fim do seu processo de extradição. A marcha teve início às 20h00 na Egunkaria plaza e, depois de percorrer as ruas do bairro, terminou na Sei Izar plaza. Lander encontra-se actualmente em Roma, em regime de prisão domiciliária.

No dia 15 de Janeiro, o Tribunal de Roma aprovou a extradição do santutxuarra e na semana passada o Supremo Tribunal italiano confirmou essa decisão. A defesa vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. No entanto, Lander pode ser extraditado a qualquer momento. / Fonte: BilboBranka
 
Na sexta-feira, Câmara Municipal de Iruñea debate moção sobre a «doutrina Parot»
Os grupos políticos que compõem a Câmara Municipal de Iruñea vão debater, esta sexta-feira, uma moção em que se solicita o cumprimento da sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a libertação dos presos que já cumpriram a pena a que foram condenados.
Cá fora, na Udaletxe plaza, o movimento Herrira vai realizar uma concentração ao meio-dia, com o lema «197/2006 doktrina eten. Bizi osoko zigorrik ez» [Derrogação da doutrina 197/2006. Não à pena perpétua]. / Fonte: Berria / Notícia mais desenvolvida: ateakireki.com

Também em Iruñea, ontem, como é costume às segundas-feiras, realizou-se uma concentração frente à sede do PP pelo direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria. Estiveram presentes 51 pessoas. (Ver ateakireki.com)