sábado, 13 de abril de 2013

Milhares de pessoas manifestaram-se em Donostia em defesa dos direitos políticos e civis

A marcha, que começou por volta das 17h15 no Boulevard donostiarra, juntou milhares de pessoas (6000, de acordo com os organizadores) em protesto contra a sentença do Supremo espanhol que na segunda-feira passada condenou oito jovens da cidade a seis anos de prisão pela sua militância política na Segi. Entre os representantes políticos presentes, contavam-se o autarca, Juan Karlos Izagirre, o deputado geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, ou o presidente do Sortu, Hasier Arraiz.

O laranja do movimento Eleak e muitos balões deram colorido à mobilização, que começou com palavras de ordem a exigir a libertação de Ekaitz de Ibero, detido de forma violenta na última quarta-feira. Ao longo do percurso ouviram-se muitas outras, em defesa da juventude basca, a favor da construção de um muro popular, contra o PNV ou a exigir a liberdade e a amnistia para os presos políticos.

Txerra Bolinaga, do movimento Eleak, criticou um modelo policial "que actua desta forma perante a resistência passiva e a desobediência civil", em alusão à intervenção da Ertzaintza no Aske Gunea esta semana, pediu a demissão dos responsáveis políticos e policiais e afirmou que é preciso "dar passos para além da solidariedade", no sentido da desobediência civil, do reforço do compromisso pessoal e colectivo, da desobediência e da insubmissão, face à violência dos estados.

No final do acto público, todos se sentaram no chão, e ouviram a mensagem de Ekaitz: "Coragem a todos, não se acobardem. Força. Viva a juventude basca".
Oier Lorente falou em nome dos oito jovens condenados, tendo agradecido o apoio de todos os presentes, bem como as manifestações diárias de solidariedade. «Graças a vocês», disse, «vai-lhes custar levarem-nos daqui», mesmo que venham com «todos os seus cacetetes, escudos e armas». Fez ainda um apelo para que se continue a trabalhar. / Ver: Berria e naiz.info / Fotos 1 e 2 / Vídeo

Final da manifestação em Donostia
Fonte: Argia via topatu.info