segunda-feira, 8 de abril de 2013

Centenas de pessoas manifestaram-se em Donostia contra a condenação de oito jovens pelo Supremo

O Supremo Tribunal espanhol confirmou hoje a condenação, pela Audiência Nacional, de oito jovens donostiarras - Imanol Vicente, Nahikari Otaegi, Ekaitz Ezkerra, Aitor Olaizola, Adur Fernández, Oier Lorente, MIkel Arretxe e Egoi Alberdi - a seis anos de prisão por pertencerem à Segi. Absolveu Ekaitz de Ibero, Igor Álvarez, Urko Pikaza, Asier Mariezkurrena, Unai Pérez, Pello Lamarca e Beñat Apalategi, cujos recursos foram aceites.

 Em Donostia, viveu-se um dia intenso desde que a sentença foi conhecida: diversos bairros apareceram repletos de faixas; as paredes da Alde Zaharra encheram-se de pintadas em solidariedade com os jovens condenados, contra o Estado espanhol e a apelar à mobilização.

Ao fim da tarde, centenas de pessoas, entre as quais alguns representantes conhecidos da esquerda abertzale e o porta-voz do Eleak, Txerra Bolinaga, participaram numa manifestação que percorreu as ruas do centro da cidade. Ao longo do percurso, foram lançados petardos e gritaram-se várias palavras de ordem: "Estado espanhol, Estado terrorista", "Ez gaituzue geldituko", "Jo ta ke, irabazi arte" ou "Euskal gazteria aurrera".

No acto final, enfatizou-se a necessidade da mobilização face à condenação de jovens pelo seu trabalho político, recordou-se que são nove e não oito os jovens que correm o risco de ser detidos - Ekaitz de Ibero, absolvido, foi condenado noutro processo -, agradeceu-se o apoio de todos e convocaram-se mais mobilizações. Amanhã haverá uma conferência de imprensa no Boulevard. / Mais informação e fotos: Berria e irutxuloko.hitza.info

A noticia é da aseh, já que membros seus estiveram hoje em Donostia e assistiram à mobilização solidária com os jovens bascos.