sexta-feira, 26 de abril de 2013

Delegado do Governo espanhol na CAB recorre contra ajuda da Deputação de Gipuzkoa ao colégio Xalbador

Na quarta-feira, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, deslocou-se a Kanbo (Lapurdi), onde visitou o colégio Xalbador e assinou um acordo com a Seaska (a federação de ikastolas do País Basco Norte) para oficializar o apoio de 600 000 euros, distribuído ao longo de três anos, às obras de ampliação da referida instituição de ensino.

Ontem, o delegado do Governo espanhol na CAB recorreu para a justiça, alegando que, com esta decisão, a Deputação de Gipuzkoa «ultrapassou» as suas competências territoriais e acrescentando que é às instituições francesas que cabe prestar a ajuda financeira. (Ver: Berria e kazeta.info)

Ver: «Urquijo, independentziaren aldeko argudio sendoa» (Gara)
[Urquijo, um forte argumento a favor da independência]

Araba Euskaraz: canção e videoclip
No dia 16 de Junho, celebra-se em Amurrio o Araba Euskaraz, a festa das ikastolas de Araba, cuja a 33.ª edição é organizada pela Aresketa ikastola. A canção foi composta por Unai Mendibil e Igon Olaguenaga, do grupo Mandoile; o videoclip foi produzido pelo músico e realizador de cinema Luis Vil e a sua equipa de trabalho.
Ver: Berria / Mais informação e letra: arabaeuskaraz.net

Antes do Araba Euskaraz, celebra-se o Herri Urrats (a festa das ikastolas de Ipar Euskal Herria; em Senpere, a 12 de Maio) e a Ibilaldia (a festa das ikastolas da Bizkaia; em Portugalete, a 26 de Maio).