Ontem, realizaram-se os últimos concertos, com bandas como Soziedad Alkoholika, Troopers, Los chicos del maíz, Bad Sound System ou Iheskide.
Hoje de manhã, o acampamento foi-se levantando aos poucos, enquanto decorriam as últimas actividades, que incluíam um espectáculo para crianças, um almoço popular e, para acabar a festa, um concerto.
O LaHaine falou com a organização, para saber que balanço fazem destes quatro dias de festival. Eis algumas impressões:
«Achamos que foi um êxito. Juntámos mais de 7000 jovens, durante quatro dias, em diferentes actividades - tertúlias, debates, etc. Só no primeiro dia mais de 800 jovens participaram nos debates.
Queremos salientar a quantidade da oferta existente, diversificada, "ao gosto de todos"; houve sempre uma oferta muito variada, com actividades que abordaram questões muito diversas.
Este festival foi a apresentação da Ernai. Embora tenhamos vontade de continuar a organizar encontros deste tipo, ainda nos falta fazer um debate sobre este tipo de eventos. Em todo o caso, o Gazte Danzada em si mesmo foi apenas a apresentação da Ernai.
O nível de participação nos workshops foi impressionante; não estávamos à espera de uma adesão tão massiva. Normalmente, são os concertos que têm mais gente, mas desta vez não foi assim; a participação nas outras actividades foi tanta que tivemos mesmo de afixar um cartaz com a indicação "espaço completo" nalgumas actividades.»
Em suma, quatro dias de encontro com espaço para o debate, a informação e a diversão e que serviram para pôr em prática a filosofia subjacente a esta nova organização juvenil, a Ernai. / Fonte: lahaine.org / Festival Gazte Danbada: balanço positivo da Ernai (eus) (topatu.info) / Fotos: topatu.info e aiaraldea
Intervenção do militante abertzale Periko Solabarria
Uma intervenção marcante neste Gazte Danbada, no acto político central da Ernai. Sobre Thierry, sobre a luta, sobre a coragem, sobre a juventude. [Em castelhano, sem se engasgar.]