domingo, 28 de abril de 2013

Herrira: o «spot» da iniciativa «M18Plazara» destaca a importância do envolvimento dos cidadãos

Foi apresentado na quarta-feira passada, no Doka Kafe Antzokia de Donostia, o spot oficial da iniciativa «M18 plazara», através da qual o movimento Herrira pretende encher cerca de 200 praças de toda Euskal Herria em defesa dos direitos dos presos.
O trabalho foi realizado pelo oreretarra Lander Garro, que também fora responsável pela curta-metragem Denbora, quando da Mobilização Geral Popular de 12 de Janeiro. Com ele, trabalharam no spot vários actores e muitos populares. O trabalho visa destacar «a importância do envolvimento do povo» para enfrentar o desafio da paz e da resolução, bem como a questão dos presos e dos refugiados.

No dia 18 de Maio, haverá cerca de 200 mobilizações populares por toda Euskal Herria. Destas, 50 terão lugar em Nafarroa; 80 em Gipuzkoa; 70 na Bizkaia; 15 em Araba e 7 em Ipar Euskal Herria. / Fonte: BilboBranka

Ongi etorri a Juanra Rojo em Irun
Em Irun (Gipuzkoa), celebrou-se ontem o regresso a casa de Juanra Rojo, que foi libertado no passado dia 8 de Março, depois de 21 anos na prisão. As celebrações arrancaram com uma cerimónia na Praça San Juan e prosseguiram com um jantar.
A AN espanhola deixou Rojo em liberdade ao tomar como referência (ao cabo de três votações) a última doutrina do Supremo Tribunal, de acordo com a qual, se um preso tem marcada a data de saída numa sentença firme, não se lhe pode aplicar de forma retroactiva a doutrina 197/2006. Ainda assim, o tribunal de excepção tentou aplicá-la a Rojo, prolongando-lhe a pena até 2022. / Ver: Gara / Fotos: IrungoHerrira