O representante biscainho do Sortu Iker Rodrigo foi hoje presente ao juiz Eloy Velasco, da Audiência Nacional espanhola, que decretou a sua libertação sem o pagamento de fiança, mas lhe impôs a obrigatoriedade de comparecer uma vez por mês no tribunal mais próximo de sua casa e a obrigatoriedade de estar localizável enquanto durar o processo de instrução; também lhe retirou o passaporte.
No seu depoimento, Rodrigo negou ter organizado o acto de recepção ao corpo de López Peña e também disse não ter nada a ver com a convocatória através do Twitter.
Rodrigo foi detido ontem de manhã pela Guarda Civil em Leioa (Bizkaia), acusado do crime de «enaltecimento do terrorismo» por alegadamente ter organizado na sexta-feira passada em Sondika a recepção ao corpo de Xabier López Peña, que faleceu a 30 de Março num hospital parisiense.
O Sortu divulgou ontem uma nota em que esclareceu que não participou na organização dessa recepção, e a família de López Peña também veio a público afirmar que «nem o Sortu nem nenhuma outra entidade» organizaram o acto. (naiz.info) Ontem, cerca de 480 pessoas reclamaram nas ruas de Erandio (Bizkaia) a libertação de Iker Rodrigo; hoje, será recebido às 20h00 na Xake plaza, entre Erromo e Areeta (Getxo, Bizkaia). O militante do Sortu vive em Erromo.
Ver: algortaHerrira, algortaHerrira e BilboBranka
Supremo confirma condenação de cinco navarros por mostrarem fotos de presos na Korrika

De acordo com a decisão judicial, «não restam dúvidas de que se pretendia justificar ou enaltecer as acções terroristas». A AN espanhola considerou provado que os cinco mostraram «de prévio acordo e forma concertada» fotos de presos no quilómetro 404 da Korrika. Os cinco jovens foram julgados em Maio último no tribunal de excepção espanhol, por mostrarem fotos de presos políticos na Korrika de 2009. / Fonte: ateakireki.com [Elkartasuna ez da delitua!]
A gasteiztarra Maite Díaz de Heredia foi libertada ontem à tarde

O TC dá razão a Labiano e Gartxotenea um ano depois de terem cumprido a pena
