segunda-feira, 15 de abril de 2013

Artajo e Asurmendi, lutadores antifascistas

Jokin Artajo e Alberto Asurmendi, membros da EGI-Batasuna, organização da resistência antifascista basca dos anos 60, foram recordados e homenageados e, com eles, também o foram a sua luta e a dos demais lutadores antifascistas bascos.

Apesar de a Delegação do Governo espanhol em Nafarroa ter decretado a proibição de um outro acto público de homenagem, ambos os lutadores foram alvo de uma homenagem em Iruñea, no âmbito de uma conferência-colóquio que decorreu no espaço da Zabaldi.

No acto, a que assistiram cerca de cinquenta pessoas, estiveram presentes Jose Antonio Urbiola, Maria Luisa Mangado, Arantxa Irazabal - companheira de Alberto Asurmendi - e Juan Mari Feliu, todos eles companheiros de militância dos dois homenageados.

A iniciativa foi dinamizada e moderada por Jose Luis Díaz, membro da associação Ahaztuak 1936-1977 e autor da obra La Historia Olvidada. EGI-Batasuna en Nafarroa en la década de los 60. / Fonte: ahaztuak 1936-1977 via boltxe.info

Ver também: «Homenagens aos fuzilados no aniversário da II República» (naiz.info)
Localidades bascas como Andoain, Sartaguda, Tutera, Iruñea, Eibar ou Gasteiz assinalaram este fim-de-semana a proclamação da II República.

Estado espanhol: «[Fotos e áudios]: Massiva manifestação republicana do 14 de Abril em Madrid» (lahaine.org)
Desde a Cibeles até à Porta do Sol, manifestantes republicanos inundaram por completo a Rua Alcalá com bandeiras tricolores e cânticos contra o regime monárquico e a favor do socialismo.