terça-feira, 11 de março de 2014

Entrevista a Iera Abadiano, companheira de Andoni Zengotitabengoa, preso em Portugal

Iera Abadiano, de Atxondo (Bizkaia), é a companheira de Andoni Zengotitabengoa. Andoni, habitante de Elorrio (Bizkaia), foi detido em 2010 em Lisboa, Portugal. Desde então, encontra-se na prisão de alta segurança de Monsanto. Os seus direitos são violados de forma sistemática e, como os presos em Guantánamo, é obrigado a vestir um macaco castanho, com a humilhação que isso significa.
Fevereiro foi um mês especialmente duro para todos. Arkaitz Bellón era um bom amigo. Arkaitz e Andoni foram mesmo arguidos no mesmo processo. A notícia que abalou a Elorrio e Euskal Herria também afectou, directamente, esta família.

A entrevista a Iera (em castelhano; pp. 19-23) é o «Tema do Mês» do Relatório Especial publicado pela Etxerat relativo aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2014.
Para além da situação de Andoni Zengotitabengoa na prisão de Monsanto, assumem também destaque neste número a morte de Arkaitz Bellón e a tareia a Raúl Aduna no Palácio da Justiça de Paris. / Fonte: etxerat.info (cas / eus)

Com base na entrevista divulgada pela Etxerat, o Gara publicou a reportagem: «Un abrazo una vez al año en la cárcel de Monsanto» [Não é de livre acesso]
Andoni Zengotitabengoa es el único preso vasco en Portugal. Este es el relato de su pareja, Iera Abadiano, sobre las condiciones en Monsanto y un régimen de visitas que corta los lazos entre las dos hijas y su padre, difundido por Etxerat.