quarta-feira, 19 de março de 2014

Ertzaintza detém seis jovens e fere vários no «campus» de Gasteiz em concentração de apoio aos presos

A Ertzainta deteve seis jovens e feriu mais uns quantos na sequência de uma intervenção violenta contra uma mobilização em defesa dos direito dos presos políticos bascos a estudar, realizada hoje ao meio-dia no interior do espaço da Universidade do País Basco em Gasteiz.

No final da concentração, que teve como lema «Ikasle presoak klasera» [os estudantes presos para a aula], alguns estudantes começaram a pintar um mural; apareceram então seguranças privados com uma atitude violenta, e, em seguida, dois polícias à paisana detiveram um jovem que saía do campus, deitando-o no chão. Em solidariedade com o seu colega, os outros estudantes sentaram-se no meio da estrada.

Apareceram então um furgão e sete carros da Ertzaintza, que carregou com violência sobre os jovens, ferindo vários e abrindo a cabeça a um deles. Seis foram detidos e levados para a esquadra de Lakua.
Os estudantes disseram que a Polícia atacou quem lhe apareceu pela frente; para além disso, os agentes tiraram os telemóveis aos jovens, gozaram com eles e - acrescentaram - lançaram insultos com conteúdo sexista contra as mulheres.
Mobilizações contra a violência policial
Hoje à tarde realizou-se uma concentração de protesto na Praça da Virgem Branca, na capital alavesa; uma outra teve lugar na localidade biscainha de Larrabetzu (de onde é um dos detidos), com a participação de 150 pessoas, que exigiram a libertação dos jovens, entretanto já postos em liberdade.
Para amanhã (meio-dia), foi convocada uma manifestação a partir do edifício das aulas do campus universitário de Gasteiz. / Ver: topatu.info, Berria e gazteiraultza.info [com mais fotos]