domingo, 16 de março de 2014

O Mugitu! ocupa o Museu Ferroviário de Castejón em protesto contra o TGV

Na acção, os membros do Mugitu! criticaram o facto de a maior parte dos investimentos ferroviários se destinarem ao TGV, pelo que as actuais vias ferroviárias serão prejudicadas.

Numa nova acção contra o TGV levada a cabo no Museu Ferroviário da localidade navarra de Castejón, o Mugitu! afirmou que esta infra-estrutura irá representar «uma importante eliminação dos serviços ferroviários actuais», na medida em que a maior parte dos investimentos neste sector serão destinados à construção e manutenção do TGV.

Cerca de trinta pessoas provenientes da Ribera, Zona Média e Iruñerria ocuparam o museu referido de forma simbólica. Depois de acederem à açoteia do edifício, abriram uma faixa de grandes dimensões e fizeram soar sirenes para chamar a atenção dos habitantes da localidade.

Durante a acção de protesto, os participantes gritaram palavras de ordem contra o TGV e distribuíram folhetos informativos nas imediações do museu, localizado na Praça de Castejón. Para além disso, os participantes na acção doaram ao museu uma urna transparente com uma tarte de merengue no interior, para
que «de agora em diante» esteja exposta no museu «como símbolo da luta contra esta infra-estrutura». Ao mesmo tempo, retiraram do museu um TGV em miniatura integrado na maqueta da estação de Castejón.

Os participantes na acção abandonaram o museu minutos antes da hora de encerramento (14h00). Pouco tempo depois, apareceram a toda velocidade várias patrulhas da Polícia Foral, da Guarda Civil e da Polícia Nacional. Os primeiros identificaram dois fotógrafos que faziam a cobertura noticiosa no exterior do edifício; para além disso, dez pessoas foram identificadas, revistadas e retidas durante uma hora em diversos controlos efectuados pela localidade. / Ver: ahotsa.info / Ver também: lahaine.org / Fotos: Ocupação do Museu Ferroviário (ekinklik.org)