quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia 21, o Newroz celebra-se em Bilbo

Numa nota, o Komite Internazionalistak anuncia que, «com a desculpa da celebração do Newroz», «se irá aproximar mais uma vez» da realidade do povo curdo, organizando, conjuntamente com a Bilbo Zaharreko Jai Batzordea e a Goizalde Kultur elkartea, uma mesa-redonda e uma festa. É já esta sexta-feira, dia 21, em Bilbo.

«Com a chegada da Primavera, tem lugar uma celebração singular, o Newroz, festa nacional do maior povo sem Estado do mundo, símbolo da resistência curda e do nascimento de um novo dia de liberdade para o povo do Curdistão», afirma-se na nota.

Esta «festa mágica, com as suas próprias lendas, repleta de danças, cor e fogo» é também «uma jornada de luta e reivindicação de um povo oprimido e perseguido por quatro estados».

Tendo em conta esta realidade, as organizações acima referidas agendaram para dia 21, em Bilbo, duas iniciativas: uma mesa-redonda (Zirika! herri gunea - Ronda kalea, 12 -, às 19h30) com a participação de Urtzi Urrutikoetxea, jornalista e escritor, e do galego Sechú Sende, autor da obra Viagem ao Curdistám para apanhar estrelas. Às 21h30, tem início a festa curda, na Praça de Bilbao La Vieja. / Ver: Komite Internazionalistak