sábado, 8 de março de 2014

Os refugiados bascos vão começar a regressar ao País Basco Sul

Os refugiados políticos bascos vão iniciar o regresso ao País Basco Sul ou Hego Euskal Herria nas próximas semanas, segundo informa o diário Berria na sua edição de hoje. O periódico euskaldun precisa que será «um primeiro passo», ainda limitado, na medida em que muitos deles enfrentam problemas administrativos ou, no caso dos deportados, «porque as decisões estatais que os conduziram a essa situação continuam vigentes».

Na notícia publicada, diz-se que o colectivo de ex-refugiados se começou a organizar por comarcas e herrialdes por forma a preparar o regresso a casa dos refugiados e que a iniciativa será apresentada no próximo dia 15 em Altsasu (Nafarroa). Entendem que, se é à sociedade basca que cabe o protagonismo principal da resolução do conflito, deve ser também ela a protagonista da «superação das consequências do conflito». De acordo com o que é referido, o regresso a casa será efectuado através de decisões tomadas em cada localidade e comarca, tendo em conta cada caso.

Nesta primeira fase, regressarão a casa os refugiados que não têm processos judiciais pendentes na Justiça espanhola.

Esta iniciativa responde ao anúncio realizado a 15 de Junho do ano passado em Biarritz (Lapurdi) pelo colectivo de refugiados, que afirmou que tinha chegado o momento de «estruturar o regresso a casa» dos refugiados. / Ver: naiz.info [na foto, acto realizado em Biarritz em Junho de 2013]