sábado, 15 de março de 2014

Centenas de pessoas apoiam os arguidos nos julgamentos políticos em Donostia

Pintar o Boulevard donostiarra de laranja era um dos objectivos traçados para a jornada solidária de hoje com os arguidos nos macro-processos judiciais contra o Batasuna (35/02) e a juventude independentista (26/11). E tal foi conseguido, com centenas de pessoas, usando T-Shirts e/ou levando balões dessa cor, a associarem-se a uma iniciativa que visava denunciar tanto os julgamentos políticos que agora terminaram como os que aí vêm.
No acto principal, que teve lugar precisamente no Boulevard, enfatizou-se a necessidade da «resistência popular e da desobediência civil» e pediu-se o «envolvimento» de todos para acabar «com este ciclo interminável de julgamentos e encarceramentos».
Recorde-se que o julgamento político contra a esquerda abertzale terminou na quarta-feira e que o dos jovens acabou no início de Fevereiro. Todos aguardam por sentença. Nove dos arguidos são donostiarras e cinco herrikos da cidade podem ser fechadas. / Ver: naiz.info e Berria

BARAÑAIN APOIA GARBIÑE URRA E JON ZIRIZA
Um grupo de habitantes de Barañain (Nafarroa) participou ontem na composição de um grande mosaico humano, formando a palavra «LIBRE» frente à Câmara Municipal.
Com esta iniciativa, quiseram apoiar os jovens independentistas Garbiñe Urra e Jon Ziriza, que foram recentemente julgados na AN espanhola, acusados de pertencer à organização juvenil, revolucionária Segi, e que correm o risco de apanhar seis anos de cadeia. / Ver: naiz.info