A 12 de Março de 1986, Euskal Herria disse não à NATO. Para assinalar este facto, a Askapena convocou para quarta-feira concentrações em Gasteiz e Iruñea, bem como um vasto conjunto de iniciativas noutras localidades.
Há 28 anos, no referendo celebrado a 12 de Março de 1986 sobre a permanência do Estado espanhol na NATO (a que pertencia desde 1982), o povo basco mostrou-se a favor da soberania nacional e social de Euskal Herria, reivindicando o seu estatuto anti-imperialista, a sua liberdade e soberania. Com o não à NATO, o povo basco manifestou também o seu posicionamento contrário aos processos políticos, económicos e militares que ofendem a liberdade e a soberania dos povos do mundo.
No próximo dia 12 - «porque não podemos ignorar a nossa memória colectiva» - a Askapena fará suas novamente as ideias e os projectos de ontem e, tal como o povo basco o fez há 28 anos, dirá não à NATO, ao imperialismo e, acima tudo, reivindicará a soberania de Euskal Herria.
Assim, a organização internacionalista basca convocou uma concentração para a próxima quarta-feira de manhã frente ao Parlamento de Gasteiz e outra, à tarde, frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, pedindo às instituições bascas e espanholas que respeitem o clamor de há 28 anos em Hego Euskal Herria.
Para além disso, a Askapena organizou um vasto conjunto de iniciativas em diversas localidades de Euskal Herria para explicar o que é a NATO e para recordar e divulgar a luta levada a cabo no País Basco contra a organização referida.
Declarações em castelhano e em euskara
Atzo eta gaur NATOri ez EUSKAL HERRIARI bai! / Ver convocatórias agendadas: askapena.org
domingo, 9 de março de 2014
Ontem como hoje: Não à NATO! Sim a Euskal Herria!
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
comunicados,
história,
Notícias,
Opinião,
Repressão,
VIDEO