segunda-feira, 17 de março de 2014

Mais um despejo em Barakaldo, com intervenção dura da Ertzaintza

Tal como o Movimento Popular de Barakaldo (Ezkerraldea, Bizkaia) tem vindo a denunciar, em vez de diminuir, os despejos continuam a aumentar no município. O mais recente ocorreu esta manhã no bairro de Bagatza. A Ertzaintza bateu em várias pessoas que compareceram no local em solidariedade com o visado, um homem que foi expulso de uma casa arrendada através da Alokabide (sociedade pública do Governo de Gasteiz que gere a habitação social).

A PAH Bizkaia tinha enviado à sociedade pública Alokabide vários pedidos para que retirasse as ordens de despejo «contra inquilinos que não podem pagar a renda, mas que são devedores de boa-fé», mas o Governo de Gasteiz não atendeu a tais solicitações.
No caso do homem hoje expulso de sua casa, a dívida abrangia um ano, mas a partir de Agosto de 2013, em virtude da sua situação profissional, pôde voltar a pagar renda novamente. Contudo, a Alokabide e a pessoa em causa não chegaram a acordo quanto ao pagamento da dívida, e o caso acabou por se revolver da pior maneira.

Há cinco meses este despejo tinha sido travado, mas hoje cinco viaturas da Ertzaintza apareceram no local para garantir a sua concretização, na presença da Comissão Judicial. Para tentar impedir a acção, cerca de 40 pessoas responderam ao apelo feito pela PAH Bizkaia Kaleratzerik Ez!. Este colectivo afirmou que a Polícia autonómica utilizou bastões extensíveis, que bateu em várias pessoas e que uma delas ficou ferida depois de ser empurrada pelos agentes e bater com a cabeça no bordo do passeio (mas os ferimentos não são graves).

O colectivo afirmou também que este caso vem desmentir as palavras da vice-conselheira da Habitação, Covadonga Solaguren, que numa nota emitida em Fevereiro afirmara que a Alokabide «não despeja ninguém por carecer de recursos económicos exclusivamente». / Ver: herrikolore.org e naiz.info