sábado, 15 de março de 2014

Antigos refugiados pedem apoio popular para que os refugiados bascos regressem a casa

Mais de uma de centena de antigos refugiados políticos bascos de diferentes gerações compareceram hoje publicamente na sala Iortia, em Altsasu (Nafarroa). Em nome de todos, Xabier Zubizarreta e Aitziber Plazaola leram uma declaração em que se pede ao povo que apoie o processo de regresso a casa dos refugiados, de acordo com a linha apresentada em Junho de 2013 pelo Colectivo de Refugiados Políticos Bascos em Biarritz (Lapurdi).
Os ex-perseguidos políticos sublinharam que «está na hora de ultrapassar, de uma vez por todas, a ameaça do desterro e da perseguição política».

Na declaração, afirmam «não ter medo de olhar para tudo o que aconteceu e assumir responsabilidades». Não querem, contudo, ficar presos ao passado, pois o seu «compromisso é a construção de uma Euskal Herria livre» para os seus descendentes.

Sublinharam ainda que, «para se alcançar uma solução definitiva, é preciso contar ao povo toda a verdade sobre o que se passou nos últimos 50 anos», tendo recordado a «guerra suja», a tortura ou a falta de defesa jurídica associada à deportação.

Para estes antigos refugiados, só «o povo poderá garantir que o regresso dos seus compatriotas seja uma realidade, ultrapassando todas as dificuldades». / Ver: naiz.info

Ver também: «Ex-presos doentes apoiam a decisão do EPPK» (naiz.info)
Ex-presos bascos que padeceram doenças graves na cadeia expressaram o seu apoio à decisão do Colectivo de Presos Políticos Bascos de pedir a transferência para prisões bascas e a libertação dos presos doentes e com mais de 70 anos.