segunda-feira, 10 de março de 2014

Nafarroa: trabalhadores denunciam a privatização encoberta da limpeza hospitalar

As trabalhadoras e os trabalhadores da limpeza hospitalar denunciam a privatização encoberta deste serviço público, apesar de o Tribunal de Contas de Nafarroa ter considerado que a gestão pública é mais barata que a privada. Os trabalhadores não aceitam a perda de postos de trabalho no Osasunbidea [Serviço Navarro de Saúde] e exigem que seja revertido o processo de adjudicação do que já foi privatizado. Os trabalhadores afirmam que a conselheira de Saúde do Executivo navarro, Marta Vera, está a preparar a privatização progressiva do serviço de limpeza do Complexo Hospitalar de Nafarroa (CHN) sem ter apresentado qualquer relatório a motivar tal decisão.

No seu comunicado, os trabalhadores recordam ainda que a limpeza do CHN já foi privada, mas que se tornou pública precisamente por uma questão de poupança; mais tarde, em 2004, um relatório do Tribunal de Contas evidenciava que, no Osasunbidea, a limpeza pública era mais barata que a privada.

Assim, para os trabalhadores a decisão «privatizadora» da conselheira da Saúde e da administração do CHN tem uma motivação «política e ideológica». «A mesma que conduziu à privatização do serviço das cozinhas, com o mau resultado que todas/os conhecemos», afirmam. / Ver: LAB e ahotsa.info