No fim-de-semana passado, a plataforma antifascista basca «Inoiz Gehiago Ez!» levou a cabo os seus primeiros actos públicos. Tratou-se da conferência-debate «Faxismoa: ascenso de la extrema derecha ante una Europa en crisis», que teve lugar em Bilbo no dia 14 (no Zirika! herri gunea; a foto da «casa cheia» é de lá) e em Gasteiz no dia 15 (no gaztetxe local).
Participaram, em ambos os casos, Bertran Cazorla (jornalista e politólogo catalão especializado na extrema-direita), David Karvala (militante da En lluita e membro da Unitat contra el Feixisme i el Racisme) e Arkaitz Iza Pérez (militante antifascista e membro da CUP). Tanto em Bilbo como em Gasteiz, houve um intenso debate sobre o que é o fascismo, bem como sobre a possibilidade de se trabalhar de uma forma unitária contra ele.
Conferência em Bilbo [AlternativaTB]
Ver debate aqui.
A Plataforma «Inoiz Gehiago Ez!» é composta por diversas forças políticas, sindicatos e colectivos sociais, como Sortu, Aralar, Alternatiba, Eusko Ekintza, EPK-PCE, Ezker Anitza, Gorripidea, Ernai, Gazte Komunistak, Gazte Abertzaleak, Ikasle Ekintza, Boltxe Kolektiboa, Sare Antifaxista, SOS Arrazakeria, Basauriko Asanblada Antifaxista, Eusko Lurra Fundazioa, Zirikatzen, CCOO (Unanue Fundazioa), CNT Sindikatua ou Antolaketan Salto. / Ver: SareAntifaxista e SareAntifaxista
quinta-feira, 20 de março de 2014
[Vídeo] Conferência em Bilbo: «Faxismoa: ascenso de la extrema derecha ante una Europa en crisis»
Etiquetas:
encontro,
movimentos fascistas,
Notícias,
Opinião,
VIDEO