terça-feira, 11 de março de 2014

Apresentada em Bilbo a plataforma antifascista «Inoiz gehiago ez!»

Diversos agentes sociais, sindicais e políticos juntaram-se na plataforma «Inoiz gehiago ez!», apresentada esta segunda-feira em Bilbo, para trabalhar de forma conjunta contra o «crescimento da extrema-direita». Já agendaram várias iniciativas no seu calendário.

A plataforma «Inoiz gehiago ez!» foi apresentada como uma ferramenta para coordenar uma resposta unitária «contra o fascismo, a xenofobia, o racismo, o sexismo e a LGBTfobia».

A «Inoiz gehiago ez!» é composta por forças políticas como Sortu, Aralar, Alternatiba, Eusko Ekintza, Ezker Anitza, EPK-PCE; a fundação José Unanue (CCOO) e outras organizações, como Ernai, Sare Antifaxista, Gorripidea, Gazte Abertzaleak, Gazte Komunistak, Basauriko Asanblada Antifaxista ou Boltxe Kolektiboa. Outros agentes sociais foram convidados a aderir à plataforma.

Segundo afirmaram na conferência de imprensa, decidiram reunir-se para trabalhar, em Euskal Herria, contra a «realidade» do «crescimento da extrema-direita» na Europa. Na mesma ocasião, deram também a conhecer as primeiras actividades que programaram.

Nos dias 14 e 15 de Março, haverá em Bilbo e Gasteiz, respectivamente, conferências sobre «o crescimento da extrema-direita numa Europa em crise». Participarão Arkaitz Iza, membro da CUP e militante antifascista do Vendrell; o jornalista e politólogo Bertran Cazorla; e David Karvala, militante de En Lluita e membro da Unitat contra el Feixisme i el Racisme.

Para dia 22, coincidindo com uma jornada internacional de acções contra o fascismo e o racismo, haverá uma manifestação nas ruas da capital biscainha (18h00, a partir da Praça Elíptica). / Ver: naiz.info / Áudio: HalaBedi Irratia