quarta-feira, 26 de março de 2014

Iragorri, Ruiz, Mujika e Pinedo denunciam as torturas sofridas, na primeira sessão do julgamento

Começou hoje em Madrid, na Audiência Nacional espanhola, o julgamento dos jovens independentistas Idoya Iragorri, Irati Mujika, Goizane Pinedo e Unai Ruiz Pou. Todos se recusaram a responder às questões do magistrado da acusação e, em resposta ao advogado de defesa, negaram a validade dos depoimentos que realizaram na presença da Polícia espanhola, em 2009, por terem sido arrancados sob tortura, enquanto permaneciam incomunicáveis.

Estes quatro jovens independentistas eram réus no mesmo processo (26/11) em que foram julgados outros 36 acusados de pertencer à Segi. Contudo, decidiram não comparecer ao julgamento, que se iniciou em Outubro último, e esconder-se, como forma de desobediência e para «mostrar as injustiças». Foram detidos em Janeiro (Mujika em Aramaio; Pou e Pinedo em Gasteiz, e Iragorri em Sestao) e estavam na prisão desde então.

Entretanto, o movimento Eleak convocou várias concentrações de apoio aos jovens. Na quinta-feira, em Gasteiz, a acção terá lugar às 20h00 na Andre Mari Zuriaren plaza. / Ver: Berria e naiz.info