domingo, 30 de março de 2014

Centenas de pessoas manifestaram-se em Gasteiz para apoiar quatro jovens independentistas

Realizou-se ontem ao fim da tarde, em Gasteiz, uma grande manifestação para apoiar os quatro jovens independentistas que começam a ser julgados amanhã na Audiência Nacional espanhola, no âmbito de um processo que baseia a acusação nos depoimentos efectuados pelos jovens enquanto estavam incomunicáveis em poder da Polícia espanhola. Todos afirmaram ter sido torturados.
«Zapa, Fede, Xabi eta Zika libre. Epaiketak eten» foi o lema da grande mobilização, convocada pelo Gasteizko Harresia [Muro Popular de Gasteiz], que ontem percorreu as ruas da capital alavesa em solidariedade com Koldo Moreno, Xabier Fernández de Gamarra, Federico Lomas e Aitor Juarez, e com os seus familiares.

O Ministério Público pede 48 anos de cadeia para os quatro jovens, acusando-os a todos de pertencer à organização juvenil, revolucionária Segi; acusa ainda um deles de acções de «kale borroka» e outro de «desordem pública».

Recentemente, o Gasteizko Harresia sublinhou que os crimes de que os jovens são acusados datam de há oito, nove e dez anos. Na mesma ocasião, realçou o facto de este ano 23 gasteiztarras já terem passado pela AN espanhola e de outros tantos o irem fazer nos próximos meses e anos [em todo o País Basco, há 200 pessoas na lista de espera dos julgamentos políticos]. Defendeu ainda que ninguém deve ser julgado com base em depoimentos realizados enquanto esteve incomunicável em poder da Polícia. / Ver: naiz.info e boltxe.info