sábado, 8 de março de 2014

Município de Iruñea recusa afixar placa em memória de Ángel Berrueta

Os votos contra de UPN e PP e a abstenção do PSN impediram a aprovação da moção apresentada pela plataforma Angel Gogoan; EH Bilbu e Geroa Bai apoiaram-na.

A Câmara Municipal de Iruñea rejeitou a moção apresentada pela plataforma Angel Gogoan na qual se solicitava ao Município que reconhecesse a motivação ideológica do assassinato de Ángel Berrueta e colocasse uma placa ou monólito na Rua Martín Azpilkueta, numa altura em que passam dez anos sobre o assassinato do comerciante iruindarra, cometido por um agente da Polícia Nacional e o seu filho. A moção foi votada por pontos, sendo ambos rejeitados: o primeiro, com os votos contra de UPN e PP, os votos favoráveis de EH Bildu, Geroa Bai e I-E e a abstenção do PSN; no segundo, a I-E optou também por se abster.

EH Bildu e Geroa Bai defenderam a necessidade de registar estes factos na memória da cidade; a UPN disse que já existe uma sentença que reconhece a motivação ideológica do assassinato; o PSN referiu que os factos já foram condenados na CM há dois anos. (Ver: Diario de Noticias via Sanduzelai_Leningrado)

Em conferência de imprensa, a plataforma Angel Gogoan criticou a atitude «intransigente» destas três forças políticas e reiterou a sua «aposta inequívoca numa verdadeira reparação como única garantia de não repetição e como método de apoio moral e institucional, que primou pela ausência nestes dez anos».

Convidaram ainda as pessoas a participar na homenagem popular que no dia 13 de Março, às 19h00, terá lugar na Rua Martín Azpilkueta, frente à padaria em que Ángel Berrueta trabalhava. (Ver: ahotsa.info)