sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

LAB acusa PNV de privatizar o novo Hospital de Urduliz

O sindicato LAB exigiu a demissão do conselheiro da Saúde do Governo de Gasteiz, Jon Darpon, «entre outras razões, por não cumprir o compromisso de não privatizar novos serviços».

O Osakidetza [serviço público de saúde basco] acaba de lançar um concurso para privatizar os serviços de alimentação, cozinha, roupa de cama e roupa de cirurgia do novo Hospital de Urduliz (Bizkaia). O serviço de limpeza estava privatizado desde a abertura do hospital.

Para o LAB, os serviços em causa assumem extrema importância no bom funcionamento da saúde pública e, como tal, «deveriam ser realizados por pessoal do Osakidetza». A privatização implica um aumento de custos e uma diminuição de qualidade, explica o sindicato, acrescentando que, nas empresas privadas, os trabalhadores são contratados em regime de precariedade.

Para o LAB, privatiza-se para fazer negócio: «negócio próprio, negócio futuro (não se podem esquecer as "portas giratórias") ou negócio de amigos, conhecidos e/ou colegas de partido».

Neste sentido, o sindicato pede ao Conselheiro Darpón, «que chegou ao Departamento da Saúde vindo directamente da direcção da [seguradora] IMQ», que aproveite uma das suas muitas aparições mediáticas para explicar as privatizações e, em seguida, apresente a sua demissão.

O LAB exige a reversão da decisão de privatizar os serviços no novo hospital biscainho e que estes sejam assumidos por funcionários do Osakidetza. / Ver: Argia e LAB