quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mikel Ibañez já se encontra em Euskal Herria


O Movimento Pró-Amnistia confirmou que o preso político Mikel Ibañez, que padece de cancro, foi transferido na segunda-feira à noite do centro hospitalar Gregorio Marañón (Madrid) para o Hospital Donostia, tendo sido depois submetido a diferentes testes clínicos.
A transferência para o hospital donostiarra foi ordenada por Baltasar Garzón na passada quinta-feira, mas os médicos que tratavam o elgoibartarra em Madrid negaram veementemente a autorização, com medo de que o trajecto prejudicasse ainda mais o seu delicado estado de saúde. Então, foi o próprio prisioneiro basco que assumiu o risco da viagem, assinando um documento em que se responsabilizava pelo que se pudesse passar, e pondo à frente do resto o seu desejo de estar em Euskal Herria.

Concentração
Dezenas de pessoas secundaram a concentração convocada pelo Movimento Pró-Amnistia à frente do hospital guipuscoano sob o lema “Mikel egoera larrian, askatu orain! Gaixotasun larriak dituzten presoak kalera!” [O Mikel está numa situação grave, libertem-no agora! Liberdade para os presos com doenças graves!].
No local, um habitante de Elgoibar fez umas declarações em que responsabilizou o Governo do PSOE pelo ocorrido, pois a sua doença foi piorando por falta de “assistência médica”, e agora a única solução possível é a sua libertação.
Durante o dia de ontem, a sua irmã foi a única que pôde aceder ao quarto onde se encontra o preso, já que uma ordem judicial proibiu a entrada aos demais chegados e amigos.
A defesa do preso elgoirbartarra interpôs recentemente um recurso perante o auto ditado pelo juiz Garzón, no qual decretou prisão atenuada e rejeitou a petição de liberdade.
Fonte: Gara