domingo, 15 de junho de 2008

Para aprender euskara no Verão, AEK volta a oferecer cursos e ‘barnetegis’


A AEK (1) fez saber que já se encontram abertas as matrículas para os cursos ou barnetegis (2) que oferece este Verão, concretamente nos meses de Julho, Agosto e Setembro. A Coordenadora manterá abertos durante essa época até 100 euskaltegis (3) em todo o País Basco. “Os que preferirem aproveitar os dias de férias para aprender euskara perto de casa não sentirão falta oportunidades”, e aqueles que mostrarem vontade de sair terão a sua hipótese nos barnetegis que a AEK irá facultar em Forua (Bizkaia) e Arantza (Nafarroa), com cursos de 90 horas de aulas, que, como todos os anos, decorrerão num período de quinze dias.
Outra forma atractiva de aprender euskara são os “barnetegis itinerantes” – neste caso não há aulas e a comunicação em euskara tem lugar enquanto se pratica desporto ou se conhece diversos lugares. Para este Verão, a AEK organizou o percurso GR-10 (de 21 a 26 de Julho) e um outro em que se atravessará Euskal Herria de bicicleta (de 2 a 17 de Agosto). Outra possibilidade são os barnetegis para famílias, que irão decorrer em Aduna, Forua e Berriz em Julho e Agosto, e nos quais se pretende fomentar a comunicação em euskara no âmbito doméstico, já que esta, segundo a Coordenadora, “por vezes se vê diminuída pela falta de hábito”.

Em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte]
Em Urepele terão lugar dois barnetegis de doze dias, em Julho e Agosto, nos quais se darão aulas de todos os níveis, incluindo o inicial. Outro curso a destacar é o que incide no dialecto de Zuberoa. Durante cinco dias, de 4 a 9 de Agosto, poder-se-á conhecer algo mais da cultura, da história e dos costumes deste herrialde. Já em Biarritz (Lapurdi), organizaram-se dois cursos em euskara: um de dança e outro de desportos aquáticos (de 11 a 15 de Agosto).

(1) AEK: Alfabetatze Euskalduntze Koordinakundea [Coordenadora de Alfabetização e “Euskaldunização”], dedica-se ao ensino do euskara a adultos, à promoção da sua utilização e à defesa da cultura basca. Para tal, conta com uma extensa rede de euskaltegis em todo o País Basco.

(2) Barnetegis: Cursos intensivos de euskara em regime de internato, geralmente com uma duração de duas semanas, aos quais subjaz uma filosofia de imersão “total” na língua, dentro e fora da escola, e que pressupõem também o contacto com falantes reais em situações comunicativas habituais, em zonas euskaldunes.

(3) Euskaltegis: Escolas de aprendizagem de euskara para adultos. Podem ser públicas (ligadas aos municípios) ou privadas.

Para informações sobre preços, descontos, etc.: AEK

Fonte: Gara

História da AEK

“Euskaldunização” e alfabetização de adultos
A AEK é uma organização que tem por objectivo a recuperação do euskara e a “reeuskaldunização” de Euskal Herria. Para alcançar esse objectivo, trabalha no campo da “euskaldunização” e alfabetização de adultos, bem como na investigação e edição de material didáctico, na formação de professores, na organização de actividades culturais e em campanhas de consciencialização.

1965: primeiras gau-eskolas
Os primeiros grupos de alfabetização surgem por volta de 1965, ano em que se põe em marcha a primeira campanha com esse propósito. À medida que estes grupos de alfabetização vão surgindo em todos os recantos de Euskal Herria, vê-se a necessidade não só de trabalhar na área da alfabetização (ensinar a ler e a escrever a falantes de basco), mas também de abordar a tarefa de ensinar euskara à ingente quantidade de cidadãos bascos que desconhecem o idioma, uma tarefa que, com o tempo, se iria converter na principal actividade da AEK. Nascem assim as gau-eskolas (escolas nocturnas).

1979: primeiro congresso da AEK
Durante o curso 1974-75, nasce a associação de gau-eskolas de Gipuzkoa. Pouco a pouco, ganha-se consciência da necessidade de coordenar este movimento, que já alastrou a Nafarroa e Iparralde. Em 1976, os centros da Bizkaia decidem organizar-se, e o organismo adopta o nome de AEK. Pouco depois, são os centros de todo o Hegoalde [País Basco Sul] que decidem coordenar-se, e assim nasce a AEK, que em 1979 celebra o seu primeiro congresso. Em 1980, nasce oficialmente a AEK em Iparralde [País Basco Norte].

A AEK registou uma importante evolução ao longo da sua história. Depois de se desligar da Euskaltzaindia [Academia da Língua Basca], passou de uma coordenadora de centros autónomos para um organismo com um projecto e uma visão clara de Euskal Herria. Actualmente, a AEK é o organismo mais importante de todos os que se dedicam à “euskaldunização” e alfabetização de adultos, e é o único que desenvolve a sua actividade em todo o País Basco, por cima de divisões administrativas. Conta com mais de 100 centros espalhados por toda a geografia basca, nos quais leccionam cerca de 600 professores.

Promoção e consciencialização
Para além de alfabetizar e ensinar euskara a adultos, a AEK realiza diversas campanhas a favor da língua basca. Todos os anos, em Setembro, no início do curso, a AEK realiza uma campanha de matrículas incentivando a população a aprender euskara. De dois em dois anos, tem lugar a Korrika (4), o evento mais importante de todos os que ocorrem a favor da língua basca, e, anualmente, o AEKeguna [Dia da AEK], em que há concertos, exposições, jogos e actividades em euskara.

(4) Korrika: corrida a favor do euskara que percorre todo o País Basco, organizada pela AEK de dois em dois anos. A iniciativa visa a consciencialização sobre o euskara, impulsionar a sua aprendizagem e o seu uso, e recolher fundos para o trabalho que a Coordenadora desenvolve diariamente nos centros de aprendizagem. A primeira corrida teve lugar em 1980, entre Oñati (Gipuzkoa) e Bilbau (Bizkaia). A mais recente ocorreu o ano passado, entre Karrantza (Bizkaia) e Iruñea (Nafarroa), com um percurso total de 2356 km, uma duração de 10 dias e uma participação que superou o meio milhão de pessoas.
Fonte: AEK