terça-feira, 19 de outubro de 2010

12 467 dias depois, Jon Bilbao é homenageado em Astrabudua


Jon Bilbao foi detido e encarcerado em 1982. Muitas das pessoas que estiveram na sua omenaldi no sábado passado em Astrabudua (Bizkaia) nem sequer tinham nascido. Nestes quase 29 anos, 288 meses, 12 467 dias conheceu as realidades da prisão, do isolamento, da dispersão, e nada disso conseguiu derrotar o Jon, que saiu até com mais força moral que naquele distante ano de 1982.
Na homenagem, estiveram presentes algumas centenas de habitantes de Astrabudua-Erandio, que vibraram com as palavras das pessoas que intervieram. Nelas, falou-se da luta do povo basco e do orgulho de poder contar com gente como o Jon.
Posteriormente, uma manifestação percorreu as ruas da localidade biscainha. Jon, ongi etorri.
Fonte: boltxe.info

Fotos: kaleko begiak argazkiak

«Omenaldia Jon Bilbao Morori» (etengabe)

«Jon Bilbao Moro omendu dute Astrabuduan» (Berria)

«Ongietorri eta omenaldi hunkigarria Jon Bilbao Morori Astrabuduan» (Gara)

Joseba Esparza está há dezassete dias em greve de fome
O preso político Joseba Esparza, que se encontra em greve de fome na prisão de Castelló II como forma de luta contra a situação de isolamento a que o submeteram, já perdeu 9 kg, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia. Os presos políticos bascos que se encontram nesta prisão encontravam-se encerrados nas suas celas para denunciar a situação de isolamento de Esparza e, desde ontem, entraram também em greve de fome. 

Esparza foi extraditado em Julho pelo Estado francês e entregue à Polícia espanhola. Depois de lhe terem feito uma proposta de colaboração, que Esparza recusou e denunciou publicamente, foi enviado da prisão de Iruñea (e Esparza é iruindarra) para a de Castelló II, onde o colocaram em isolamento.
Fonte: Gara