segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A ETB recusa passar um concerto dos Estricalla, alegando questões políticas


Sare Antifaxista afirmou que a direcção da EITB se recusou a emitir um concerto de Estricalla gravado no Olearso Fest de Hondarribia por nele serem visíveis uma bandeirola e uma T-shirt a favor dos presos políticos. O Gara fez eco do caso.
Gara, Irun * E.H.
A página http://boltxe.info/ fazia eco desta notícia, depois de verificar que a EITB não iria transmitir no seu terceiro canal - dedicado a conteúdos culturais - o concerto de Estricalla gravado no festival Olearso Fest, que decorreu em Hondarribia no dia 1 de Maio deste ano.
A Sare Antifaxista diz que «no mesmo recinto do concerto um trabalhador da ETB3 explicou ao grupo as condições para a gravação e emissão, que os Estricalla aceitaram. A actuação do grupo foi gravada, tendo-lhes sido entregue uma cópia».

As mesmas fontes referem que, no Verão seguinte, trabalhadores da ETB3 puseram-se em contacto com os organizadores do Olearso Fest para lhes comunicar que, durante o concerto dos Estricalla, o seu vocalista vestia uma T-shirt a favor do repatriamento dos presos políticos bascos, e que havia ainda uma bandeirola também a favor deste colectivo colocada junto à bateria, e que ambas eram «bem visíveis durante toda a gravação». «O vídeo devia passar pelo filtro da censura... e a direcção da estação tinha a última palavra», afirmaram.

Apenas há alguns dias atrás, a ETB3 comunicou que a gravação do concerto dos Estricalla não iria ser transmitida por decisão da direcção, argumentando «razões políticas». «Parece que Alberto Surio e os seus, verdadeiros censores franquistas, não gostavam do que ali se ouvia e via», lê-se na página.
Depois de realçar o trabalho profissional dos trabalhadores da ETB3, a Sare Antifaxista denuncia «a censura política que existe na EiTB, e que não se restringe apenas aos serviços noticiosos ou programas de debate da ETB1 e da ETB2, atingindo também outras áreas como a música e a cultura que passa na ETB3».

Os Estricalla são uma banda formada por músicos da Cantábria que passaram por um grupo chamado Kloakao, uma das referências do hardcore estatal e que decidiu pôr fim ao seu projecto em 2008. À frente do grupo encontra-se Fernando «Sapo», ex-membro dos iruindarras Kuraia, onde foi vocalista desde que a banda deu os primeiros passos, em 2001. À dissolução dos Kuraia seguiram-se uns anos de silêncio, até que em 2009 Fernando regressou com os Estricalla e um dez polegadas intitulado Gimnasia revolucionaria, publicado posteriormente também em CD.

Sare Info:
Comunicado dos Estricalla
http://www.myspace.com/estricalla
A Sare Antifaxista quer manifestar publicamente a sua solidariedade apoio tanto aos Estricalla como às centenas de pessoas que seguem o grupo, dentro e fora de Euskal Herria.
Faxismoa akatu! Ekintza zuzena.
http://sareantifaxista.blogspot.com/2010/10/el-grupo-musical-estricalla-censurados.html

Fonte: SareAntifaxista