sábado, 9 de outubro de 2010

Homenagem em Bilbo ao correspondente de guerra George Steer

Bilbo * E.H.
O povo de Bilbau devia ter prestado uma homenagem à figura de George Steer, o correspondente de guerra que, com a sua crónica enviada a partir de Bilbo, no dia 27 de Abril de 1937, pôs Gernika no mapa, dando a conhecer ao mundo inteiro o massacre que a Legião Condor cometeu na localidade bizkaitarra. Mas, mais uma vez, deu-se uma «Azkunada». A via fica situada em pleno bairro histórico de Atxuri.
George Steer
Nasceu em 1909 na África do Sul e manteve desde muito cedo uma estreita ligação ao mundo das letras, influenciado principalmente pelo seu pai, director do Daily Dispatch. Depois da passagem pelo Christ Church de Oxford, onde concluiu de forma brilhante os seus estudos em Clássicas, George Steer começou a conciliar três perfis-chave na sua vida - o de jornalista, escritor e militar - com a sua consagrada luta pelos direitos humanos.
A sua trajectória profissional iniciou-se na Etiópia, como correspondente que tomara partido pelos abissínios frente aos italianos, experiência que foi decisiva para a publicação do seu primeiro livro. Este primeiro contacto seria importante para o périplo jornalístico que se seguiu e que haveria de o conduzir a Gernika.
No dia 26 de Abril de 1937, dia de mercado em Gernika, a Legião Condor alemã e a Aviação Legionária italiana, que combatiam pelos sublevados, bombardearam a localidade biscainha. No dia seguinte, George Steer, testemunha directa da devastação, dirigiu-se até Bilbau para enviar a crónica ao The Times que iria comover o mundo.
George Steer, que veio a falecer em 1944, foi homenageado a título póstumo pelo Município de Gernika o ano passado.
Notícia completa: SareAntifaxista

O EA pede à Câmara de Gasteiz que sejam homenageadas as presas de Saturraran
Esta força política solicita que se erga um monólito no local onde existiu a prisão
Ahaztuak 1936-1977 * E.H.
O Eusko Alkartasuna apresentou uma proposta no Parlamento de Lakua com a qual pretende homenagear as 2000 mulheres e os filhos destas encarcerados na cadeia de Saturraran. Além disso, segundo fez saber na quinta-feira a força abertzale, no texto que o parlamentar Juanjo Agirrezabala (EA) apresentou pede-se à Câmara que tome a iniciativa de colocar um monólito em memória das vítimas do franquismo no local onde existiu a prisão...